Projeto IF Mais Empreendedor Nacional

Publicado: Quinta, 10 de Março de 2022, 13h57 | Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2022, 14h07 | Acessos: 752

Conclusão do projeto ocorreu em 30/11/2021

O projeto IF Mais Empreendedor Nacional se iniciou com a solenidade de abertura ocorrida no dia 07/06/2021 e se encerrou no dia 30/11/2021, após 6 meses de trabalho com empresas nacionais. O programa contou com a adesão de instituições da Rede Federal de todas as regiões do Brasil, teve a coordenação-geral do Instituto Federal do Sul de Minas com apoio de recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC),  contando também com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA) para gestão administrativa e operacional e verificação do enquadramento das propostas e documentos institucionais para a execução dos projetos.

A seleção de projetos foi realizada através de edital específico resultando em 280 projetos aprovados para serem executados em todo Brasil, com isso, 1.400 empreendedores tiveram seus negócios remodelados com a atuação de 1.680 estudantes bolsistas coordenados por 319 servidores das 39 instituições da Rede Federal.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participou do programa com seis projetos de extensão, sendo um do Câmpus Votuporanga, intitulado “Turnaround: transformando crise em oportunidade”, coordenado pelo Prof. Dr. Claudiner Mendes de Seixas com apoio voluntário do Prof. Raphael Saverio Spozito, envolvendo uma forte equipe para execução formada por alunos dos cursos de: Técnico em informática integrado ao ensino médio (Luna Maria de Oliveira Salustiano),  Engenharia Civil (Ana Carolina Akemi Fujinohara Gonçalves) e Engenharia Elétrica (Aline de Morais Prates, Bianca de Oliveira Silva, Flávio Henrique dos Santos e Gabriel Perina Bertoldi).

Considerando o contexto da pandemia do COVID-19 e as dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas para a divulgação de seus serviços e produtos, o projeto teve como principal objetivo tornar o uso da tecnologia de mídia digital (redes sociais, aplicativos de mensagens, automação de postagens e de respostas de mensagens, etc...) mais acessível e adequado aos empreendedores participantes do projeto.

O projeto do Câmpus Votuporanga colaborou não somente com a divulgação de produtos e serviços de forma padronizada, mas também para uma melhor dinâmica do atendimento com uso da tecnologia, focando no uso de ferramentas digitais e no treinamento dos empreendedores para o uso continuado das ações implementadas durante o projeto. Proporcionou um ambiente sadio para diálogo e, em alguns casos, surgiram novas ideias de negócios contribuindo de forma positiva aos empreendedores. As empresas que participaram foram:

• Cidade de Nhandeara/SP:
    • @buffetbertoldi - Buffet Bertoldi: Realiza buffet para festas e produz grande variedade de pratos, bolos, doces e salgados.

• Cidade de Jales/SP:

• Cidade de Votuporanga/SP:
    • @cantinhodopaocomlinguica - Cantinho do Pão com Linguiça Hamburgueria: uma ótima opção em lanches, atendendo todos os gostos com grande variedade de sabores.

• @maktubpapelaria - MAKTUB Papelaria: Oferece serviços e uma grande diversidade de artigos de papelaria.

• Cidade de José Bonifácio:
    • @marli_fer - Marli Ferreira: Uma linha completa de produtos de beleza e vestuários.

Além de proporcionar ao IFSP – Câmpus Votuporanga se manter sintonizado com sua missão de “ofertar   educação   profissional, científica   e   tecnológica   orientada   por   uma   práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento.”, proporcionou aos alunos que integraram a equipe de execução, criar habilidades no desenvolvimento de uma postura adequada e otimista para inovação com o uso da tecnologias de mídias sociais. Os coordenadores agradecem o empenho dos alunos e das empresas, pois a este trabalho conjunto se deve o sucesso do projeto.