Egresso do curso de ADS é contratado pela multinacional Amazon Web Services
O profissional de DevOps Consultant atua para uma cultura de modelo moderno que aproxima Desenvolvimento e Infraestrutura
Zyon Figueira em visita ao escritório da empresa em São Paulo-SP [foto: arquivo pessoal]
Zyon Mozardo Figueira concluiu o Ensino Fundamental em escola pública antes de cursar o Ensino Médio, de 2014 a 2016, e o Ensino Superior, de 2017 ao primeiro semestre de 2020, no Câmpus Votuporanga do IFSP. Egresso do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), já completou o primeiro mês de trabalho no time da multinacional Amazon Web Services, empresa de computação em nuvem da Amazon, como DevOps Consultant, vaga conquistada após rigoroso processo seletivo em língua inglesa.
A conquista do egresso que, em 2020, durante a pandemia, atuou com tecnologia na área da saúde, é comemorada pela comunidade do câmpus, que destaca sua dedicação aos estudos no IFSP. O professor Rafael Garcia Leonel Miani, que leciona no curso e atualmente é Diretor-adjunto Educacional (DAE) da unidade, conta que estava afastado para o doutorado quando Zyon ingressou no ADS. “Ao voltar, escutei falar que ele tinha muito potencial, o que foi comprovado com essa conquista que enriquece o trabalho desenvolvido pelos docentes do curso e por toda a instituição”, pontua o gestor.
Para Marcelo Luis Murari, professor do egresso no curso nas disciplinas de Gestão de Projetos, Sistemas de Informações Gerenciais e Engenharia de Software II, é preciso valorizar sua trajetória na escola pública e a dedicação às atividades letivas no ADS. “O meu sentimento neste momento é, sinceramente, de muito orgulho e satisfação em saber dos resultados dos esforços da comunidade”, comemora o docente.
Ao IFSP, Zyon concedeu entrevista:
IFSP - Desses 6 anos de IFSP, o que fica para a vida?
Zyon - O IFSP teve uma grande contribuição para essa fase de começo da carreira que estou agora e consequentemente para minha vida daqui para frente... Com certeza, foi a melhor decisão, que fiz ao prestar o Enem em 2016. Mesmo ingressando no IFSP pelo curso Técnico de Edificações, depois mudando completamente para um curso de Tecnologia da Informação, a instituição me preparou muito para o mercado de trabalho e me possibilitou oportunidades que jamais imaginei que teria.
IFSP - Embora você tenha cursado o Técnico em Edificações, o que te motivou ingressar no ADS?
Zyon - O curso de Edificações me deixou boas noções sobre a área de construção e embora tenha mudado de área, não me arrependo de ter feito o curso... Foi um excelente aprendizado que de certa forma, contribuiu para a escolha da minha carreira.
Quando iniciamos o curso técnico integrado ao ensino médio no IFSP, muitas vezes não temos a certeza se vamos gostar ou não do que está por vir, isso é completamente normal. Porém, não é por conta disso que não devemos terminar o curso. Todo aprendizado é válido. A estrutura e o suporte que o IFSP fornece nos dá apoio para ir até o fim.
IFSP - No curso, quais foram seus principais momentos de aprendizado?
Zyon - O que mais valorizo no curso superior do IFSP são as aulas práticas. A todo momento, temos contato com conteúdo atual do mercado de trabalho, e poucas instituições oferecem isso. É uma visão que contribui muito para o aluno sair preparado e iniciar a carreira.
IFSP - Em 2020, já como recém-formado, em meio às indefinições causadas pela pandemia, você atuou na área? Muito se falou sobre o mercado aquecido na área de TI por conta do trabalho remoto durante a crise sanitária. Como foi o seu 2020?
Zyon - Em 2020, eu estava trabalhando em uma empresa que atua com tecnologia na área de saúde e de fato, houve muitas mudanças. Embora com todos os estragos causados pela pandemia, a área ficou extremamente aquecida por conta da adoção de um modelo mais digital pelas empresas e tivemos flexibilizações, por exemplo, a normalização do home office, que antes não era comum assim na maioria dos ambientes corporativos.
IFSP - O ingresso na Amazon foi uma oportunidade que você pesquisou e planejou conquistar? A vaga foi conquistada por processo seletivo com quais etapas?
Zyon - Sim, sempre foi um sonho de carreira trabalhar em uma das Big Techs, eu só não esperava que seria tão cedo. O processo seletivo da Amazon é conhecido por ser muito rigoroso, porém muito justo e equalitário. Tive em média 6 entrevistadores, onde a fase final consistiu num loop de 5 a 6 horas de entrevista em um só dia. Tive um processo todo em inglês e foi imprescindível saber se comunicar nessa língua. Para aqueles que desejam se candidatar a alguma posição, as vagas da Amazon estão disponíveis no site: www.amazon.jobs
IFSP - Conte mais sobre a atuação de um DevOps Consultant.
Zyon - O termo DevOps vem da junção de duas áreas: Development (Dev) e Operations (Ops). De forma resumida, é uma cultura que auxilia na adoção de um modelo moderno aproximando o time de Desenvolvimento e o time de Infraestrutura para entregar um produto com mais qualidade e mais agilidade. Um DevOps Consultant auxilia as empresas na adoção desta cultura, fomentando algumas práticas como automação de processos, infraestrutura como código, containerização, monitoramento das aplicações, dentre outros.
IFSP - O que você diria a um estudante que prestou o Enem 2021 para que venha cursar o BSI no IFSP Votuporanga?
Zyon - O curso que fiz no IFSP de Votuporanga abriu portas que jamais imaginei que abririam e sou muito orgulhoso de ter feito minha trajetória por lá. A estrutura é completa, os professores são excelentes e o ensino é direcionado ao mercado de trabalho que hoje está muito aquecido (e pelos números continuará aquecido por muito tempo). Recomendaria o curso de BSI para qualquer pessoa que me questionasse ou estivesse com dúvida.
Para o ano letivo de 2022, o Vestibular Enem IFSP oferta 40 vagas diurnas para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) no Câmpus Votuporanga. Os interessados devem ter participado das edições 2017 a 2021 do Enem, cujas notas são utilizadas pelo IFSP para selecionar os candidatos. O curso de ADS foi ofertado entre 2014 e 2021.
O professor Marcelo Murari afirma que também há excelentes expectativas quanto aos resultados dos egressos do novo curso, o BSI. “Por ser um curso com 1 ano a mais que o ADS, os estudantes terão mais tempo para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão”, argumenta. “E para 2023 teremos a oferta da primeira turma de curso de pós-graduação lato sensu do Câmpus Votuporanga, totalmente gratuito, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação”, conta.
Redes Sociais