Alunos do Curso de Física publicam Artigo Científico

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 18h07 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 13h28 | Acessos: 643

Artigo científico foi criado pelos alunos e por docente do curso de Licenciatura em Física do Câmpus Votuporanga

Um dos docentes do Curso de Licenciatura em Física, Saulo Portes dos Reis, e os alunos Rafaela Coutinho de Oliveira, Édino da Silva Brito, Gabriel Willian Callegari, Alexandre Jitsuo Fuzita, Vitor Hugo Dias Ferrara e Daniela Lopes Elizeu escreveram o artigo científico: MHS E MCU: A CONEXÃO DESSES MOVIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA.

Segundo o professor Saulo, durante o ensino remoto houve dificuldades em encontrar um método de avaliação eficaz, tal desafio o levou a propor aos alunos da disciplina de Oscilações e Ondas (Rafaela Coutinho, Édino Brito, Gabriel Callegari, Daniela Lopes, Vitor Hugo e Alexandre Fuzita) que, como última avaliação, escrevessem um artigo para alguma revista indexada.

De acordo com o docente, a maior parte desses alunos já faziam parte do PIBID e viram nessa sugestão seria uma ótima oportunidade de apresentar uma contribuição para professores do ensino médio.

"O artigo contém uma abordagem diferente daquelas encontradas nos livros textos para o ensino do tema oscilações", diz o professor, explicando que: "Normalmente esse tema é abordado fazendo uso de uma ferramenta matemática chamada Equações Diferenciais. Uma vez que alunos do ensino médio não têm acesso a esse conteúdo a proposta consistia em desenvolver todas equações do movimento oscilatório sem o uso de Equações Diferenciais, ou seja, descrever o movimento oscilatório apenas com a matemática do ensino médio. Diante desse contexto coube aos alunos, além de auxiliar na escrita e no desenvolvimento teórico, realizar experimentos que comprovem a veracidade das equações. Sendo assim, o artigo contém uma demonstração matemática das equações dos períodos de oscilação do pêndulo simples e do sistema massa-mola (algo que não consta nos livros textos), bem como um experimento comprovando a validade dessas equações."

O professor Saulo destaca que o trabalho pode ser utilizado como uma fonte de pesquisa para professores do ensino médio comprometidos com o ensino de física sem obrigar os  alunos a decorar um emaranhado de fórmulas que sequer fazem sentido para eles.

link do artigo - clique aqui