Câmpus Votuporanga consegue Projeto para incentivo ao ensino de Programação e Robótica no Ensino Fundamental

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 12h16 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 15h25 | Acessos: 605

O Câmpus Votuporanga foi selecionado com nota 9,75, entre 5 câmpus, estando entre os 3 que foram aprovados.

Com a divulgação do resultado final da Chamada Pública Setec – Ifes nº 01/2021, o IFSP confirma a captação de R$ 270 mil por meio da aprovação de três projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. Por meio desses projetos, serão capacitados mais de 1.100 estudantes de escola de ensino fundamental de várias regiões do estado de São Paulo.

Os projetos aprovados têm como característica marcante também ser multicampi e atender escolas de ensino fundamental que estão no território de influência dos câmpus, cumprindo assim uma das finalidades da lei de criação dos Institutos Federais.

Sobre o edital:

Lançado pela Pró-­Reitoria de  Extensão (PRX), a Pró-­reitoria de Pesquisa  e  Pós-­graduação  (PRP) e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA) do Instituto Federal de São  Paulo.

Classificação:

O terceiro projeto aprovado resulta da parceria entre os câmpus Votuporanga, Barretos e São José do Rio Preto. Com o título "<Teens>@{Code Clube} ==> Computação, Games, Programação e Robótica para Adolescentes: o primeiro passo para a nova era digital", estão previstos no projeto seis professores multiplicadores que desenvolverão as atividades e treinarão os nove alunos bolsistas, sendo três alunos de graduação e seis alunos de cursos técnicos do IFSP, que atuarão com os discentes de oitavos e nonos anos. Serão atendidas 20 turmas de 20 alunos cada, alcançando 400 alunos até o final do projeto.

10222 - SZN-SPO (Aprovado)

10220 - ARQ-SCL-SRT (Aprovado)
10264 - VTP-BRT-SJP (Aprovado)
10224 - PEP (Habilitada)
10212 - BRI-SLT (Habilitada)

Objetivos:

De modo geral, o projeto tem por objetivo realizar a iniciação de jovens dos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º) ao desenvolvimento de jogos digitais, programação e robótica, favorecendo assim o desenvolvimento de raciocínio lógico, aprendizagem baseada em projetos, a criatividade e a igualdade de oportunidades.

Edital - confira aqui

Resultado - confira aqui