Projeto desenvolvido pelo CeLin do IFSP – Câmpus Votuporanga em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura divulga resultados
Evento foi dedicado ao estudo e à análise de letras de canções variadas
Desenvolvido em parceria entre o CeLin – Centro de Línguas do IFSP – Câmpus Votuporanga e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Projeto de Extensão Clube de Leitura: A Poesia da Canção promoveu debates culturais sobre letras de músicas em língua portuguesa com o intuito de estimular a leitura e a interpretação de textos.
Os encontros ocorreram de junho a agosto, todas as quartas-feiras, das 19h às 20h30, por meio de uma plataforma virtual. Para o seu desenvolvimento, o projeto contou com com a participação de seis professores do IFSP – Câmpus Votuporanga (Profa. Ma. Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo, Profa. Dra. Marina da Silva Margiotti Machado, Prof. Dr. Lucimar Bizio, Prof. Dr. Ivair Fernandes de Amorim, Prof. Dr. Gerson Rossi dos Santos e Prof. Dr. Eduardo César Catanozi), além de dois professores especialmente convidados (Profa. Dra. Nínive Daniela Guimarães Pignatari – UNIFEV – e Prof. Me. Flávio Zancheta Faccioni – UFMS).
Contou também com a contribuição de um aluno bolsista, o estudante do curso de Engenharia Elétrica Alexandre Gabriel Bueno Zerbini, para quem perguntamos como foi a experiência: “O projeto contribuiu muito para minha formação, e não digo somente a acadêmica, pois foi de uma riqueza cultural enorme, com temas, compositores, cantores e momentos distintos da nossa MPB. Também pude conhecer novas pessoas, desenvolver a fala em público, além de aprimorar meu pensamento crítico, algo primordial nos dias atuais."
Os gêneros musicais aos quais Alexandre se referiu foram aqueles analisados, canções de diversos gêneros: MPB, rock, sertaneja e música alternativa em língua portuguesa. Nos encontros, observou-se a correlação existente entre o som (a música) e o sentido linguístico/literário (a letra).
Para um dos participantes do Clube de Leitura, o estudante Thiago Elias Gomes, o projeto foi de grande importância para a sua formação estudantil e social: “consegui desenvolver novas técnicas de leitura, interpretação e análise sobre uma canção, o que, acredito, irá melhor significativamente meu desempenho em diversas disciplinas, principalmente nas áreas de ciências humanas e linguagens”. E Thiago, bastante empolgado, completou: “Participar do projeto me proporcionou grande enriquecimento cultural e excelente formação social, pois tive a oportunidade de conhecer diversos gêneros musicais e diversos artistas que são realmente incríveis e que, devido à massificação da nossa sociedade atual não são tão divulgados. A análise das músicas sempre me fazia refletir sobre problemas sociais”.
A seguir, estão disponíveis os links disponíveis no YouTube, as datas dos encontros e as respectivas canções analisadas:
09/06 – “Índios” – Legião Urbana
16/06 – Não recomendado – Caio Prado
23/06 – Rosa de Hiroshima – Secos & Molhados
30/06 – Diáspora – Tribalistas
07/07 – As mina pira – Fernando & Sorocaba
14/07 – A história de Lily Braun – Chico Buarque
21/07 – Poema – Ney Matogrosso
28/07 – Parabolicamará – Gilberto Gil
04/08 – Trem do Pantanal – Paulo Simões
Redes Sociais