Estudantes do Ensino Médio Integrado publicam capítulo de livro

Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 12h03 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 18h01 | Acessos: 472

Glauber de Carvalho SIlva, discente do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - 3º ano, e Letícia da Silva Paz, discente do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio - 3º ano, publicaram capítulo de livro acerca da sexualidade na educação.

No início de 2021, os estudantes começaram a esboçar uma escrita acerca da temática supracitada e iniciaram as buscas por chamadas para publicação, porém faltavam-lhes um aporte teórico-metodológico para o embasamento da produção. Foi então que recorreram aos estudos de Foucault, no tocante à História da Sexualidade, perpassando por estudiosos da área da Pedagogia e Psicologia na perspectiva da saúde mental e de refutação à LGBTfobia.

Intitulado “A substancialidade da sexualidade na Educação: impactos na saúde mental e transgressão da LGBTfobia” o capítulo aborda que a sexualidade é um fator recorrente nas dúvidas de crianças e adolescentes, tal que é algo inerente ao ser humano. Por muito tempo discutiu-se diversas questões sobre ela e ao longo da história houve reconstruções de conceitos para caracterizá-la. Trazer este tema, sexualidade, para as salas de aulas é um grande desafio ao educador e escola, por enésimos motivos, no entanto, faz-se necessário para reconstrução da sociedade hodierna brasileira, através da transposição de preconceitos destinados à comunidade LGBT.

Fomenta-se, ainda, que a abordagem desta temática na escola é benéfica à saúde mental dos alunos e corrobora maior empatia para com o próximo, contribuindo para o enriquecimento, fidedignamente, informacional dos discentes. Contudo, falar de sexualidade com as crianças e adolescentes requer novas perspectivas sobre eles e não é uma obrigação, somente, da escola. Para que haja tal reconstrução dos ideais obstinados é importante a disseminação de conhecimento aos profissionais da educação, pais, escola e toda a sociedade.

E após estudos aprofundados de obras importantes sobre a temática, fundamentando-se em profissionais da área da educação, psicologia e filosofia, é que se pôde chegar à construção deste trabalho. De modo que, ficou explícito, numa análise qualitativa, o porquê de contextualizar a sexualidade nas escolas, possibilitando, então, amplo desenvolvimento na área educacional brasileira, para aprimoramento e melhorias sociais e intrapessoais dos indivíduos.

O capítulo integra o e-book intitulado “Educação: Minorias, Práticas e Inclusão” publicado pela Atena Editora e que estará disponível a partir deste mês de maio para aquisição no site: https://www.atenaeditora.com.br/

Os estudantes também concederam uma entrevista-relato para o Pedagogo Me. Anderson José de Paula, representante do NUGS no Câmpus, a respeito deste processo de escrita, sendo publicada no Boletim NUGS nº 05, abril/2021. O texto pode ser lido pelo link: https://vtp.ifsp.edu.br/index.php/nugs.html.