Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NUPEM contribui em artigo científico publicado em conferência internacional

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 18h54 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 18h58 | Acessos: 926

Em 2020 foi apresentado o artigo intitulado “Ball-nose micro end-milling of ultrafine-grained steels” na 21st International Conference & Exhibition da European Society for Precision Engineering and Nanotechnology (euspen).

O artigo publicado apresenta uma contribuição do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação (NUPEM): a microusinagem de canais em materiais metálicos de microestrutura homogênea, utilizando microfresas de topo semi-esférico e diâmetros inferiores a 1 mm.

As principais aplicações seriam na fabricação de micromoldes, microreatores químicos, microdispositivos analíticos, microdissipadores de calor e implantes biomédicos. A técnica de produção de aços de microestrutura homogênea e ultrafina é de propriedade intelectual do docente (patente). O projeto foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela DIAEDGE (subsidiária Mitsubishi Materials).


Sobre o evento

A International Conference & Exhibition da European Society for Precision Engineering and Nanotechnology (euspen) fornece um fórum para industriais e acadêmicos para revisar o melhor da inovação industrial mundial, pesquisa progressiva e desenvolvimentos tecnológicos. Os participantes têm acesso a uma visão sobre as prioridades da engenharia de precisão e da nanotecnologia das nações industriais europeias.

 

Este evento oferece a possibilidade de apreciação dos últimos avanços nos campos tradicionais da engenharia de precisão, como metrologia, usinagem de ultraprecisão, processos aditivos e de replicação, sistemas mecatrônicos de precisão e processos de controle e corte de precisão. Além disso, são abordados tópicos abrangendo robótica e automação, sistemas de energia sustentável, design de precisão em aplicações de grande escala e aplicações da engenharia de precisão nas ciências biomédicas.

Em 2020 o evento ocorreu no formatado virtual e com sede na Technical University of Denmark (DTU), em Copenhagen na Dinamarca.

Os artigos aceitos nos anais da conferência são incluídos no índice de citações da Elsevier. A decisão final sobre a aceitação de todos os trabalhos é feita pelo Editor e pelo Comitê Científico Internacional da conferência.

A partir de 2020 o professor do IFSP Câmpus Votuporanga, Cleiton Lázaro Fazolo de Assis passou a integrar o comitê. O convite para ser membro levou em consideração a produção científica do professor, representando o reconhecimento das pesquisas realizadas pelo NUPEM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página