1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP acontece de 25 a 27 de maio de 2021

Publicado: Sábado, 03 de Abril de 2021, 17h37 | Última atualização em Sábado, 03 de Abril de 2021, 17h40 | Acessos: 1056

As inscrições para submissão de trabalhos a Gts temáticos terminam dia 24/04

Promover um momento formativo para os interessados em Comunicação Pública e Ciência & Tecnologia é o principal objetivo do 1º Seminário de Divulgação Científica do IFSP - "Conhecer para engajar: Linguagens e Práticas da Divulgação Científica em momentos de crise", que acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2021.

O evento, gratuito, será online e é organizado por servidores e estudantes dos câmpus São Miguel Paulista, São João da Boa Vista, Suzano, Boituva e Votuporanga, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRP).

Trata-se de oportunizar espaços para relatos e trocas de experiências advindas dos 36 câmpus do IFSP, antes e durante a pandemia, pautando a Ciência e a Comunicação em destaque, com a presença de pesquisadores e divulgadores em mesas-redondas.

A iniciativa teve início na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2020) de 2020, dentro do evento Scientific and Technological Meetings, com o meeting “Quem não comunica se trumbica”: Possibilidades da Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (CPC&T) no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), proposto pelo professor Altair Aparecido de Oliveira Filho, do Câmpus São Miguel Paulista em sinergia com o grupo de pesquisa Acomtece, do Câmpus São João da Boa Vista.

Desde então, houve 9 reuniões virtuais, numa perspectiva multicâmpus, dinâmica em que se construiu o evento de forma coletiva. “Vivemos um contexto muito difícil, com sobreposição de crises (sanitária, econômica e social), que é perpassada por uma forte onda de negacionismo e obscurantismo”, contextualiza Altair Filho.

O evento é aberto em público em geral aberto ao público em geral, com inscrições para ouvintes até 10h do dia 25/05.

Submissão de trabalhos a GTs temáticos. Os Grupos de Trabalho (GTs) são voltados a estudantes, professores e pesquisadores que queiram compartilhar trabalhos acadêmicos, concluídos ou em andamento, produzidos durante o seu percurso formativo (pesquisa de iniciação científica ou trabalho de conclusão) em curso técnico ou de graduação, e em mestrado e doutorado. Também podem ser apresentadas experiências didáticas ou ações desenvolvidas no campo da Divulgação Científica. Confira os temas:

- Reflexões sobre a Comunicação Pública de Ciência & Tecnologia (aqui se incluem trabalhos teóricos sobre Divulgação Científica, Comunicação Científica, Popularização da Ciência, e/ou Jornalismo Científico);

- Divulgação Científica e Educação;

- Divulgação Científica e Audiovisual;

- Divulgação Científica e Mídias Sociais;

- Divulgação Científica e Academia;

- Divulgação Científica e Extensão;

-  Divulgação Científica durante a pandemia: relatos de experiências exitosas.