Professor de Filosofia participa de evento internacional da área de Som, Música e Tecnologia

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 16h25 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 16h28 | Acessos: 659

O docente participará apresentando parte de sua pesquisa de doutorado em Artes

Professor Anésio Neto no laboratório Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL), afiliado à área de Música e Tecnologia na "Schulich School of Music" (McGill University, Canadá)

[foto: arquivo do professor Anésio Azevedo]

Nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a partir das 16h (horário de Brasília), o professor e pesquisador em arte sonoro-visual Anésio Azevedo Costa Neto participará do IRCAM Forum Workshops - Hors Les Murs, evento internacional sediado em Montreal, Canadá. Em formato online, por conta da crise sanitária, o professor de filosofia do Câmpus Votuporanga apresentará o trabalho Cerrado: Applying spatialization techniques to expanded perceptive fields, que recorta parte de sua pesquisa do doutorado em Artes, concluído em 2020.

"Como pesquisador de arte, parto do pressuposto de que cada ambiente específico possui um tipo de escuta que se torna fundamental para o que percebemos em geral naquele ambiente. Por isso, minha pesquisa em arte desdobra-se, também, em modos de compreender o modo como compreendemos o ambiente ao nosso redor”, explica o docente e pesquisador. No momento, Anésio Neto também se dedica à constituição do grupo de pesquisa intitulado “Grupo de Estudos e Pesquisa em Imersividade e Ambientes Expandidos”, que será conhecido como GEPIAE.

[print de tela do site do evento]

Experiências internacionais durante a pandemia. Ainda em 2020, pouco depois da defesa da tese de doutorado, Anésio Neto participou de 2 festivais internacionais online. No dia 27 de novembro, apresentou a obra Sobre | Paisagem (a partir de 49:49), de sua autoria, no Festival Transversal Sonora (Bogotá, Colômbia).

No dia 6 de dezembro de 2020, participou da primeira edição do Festival La Ilusión, também na Colômbia, evento que abordou a relação entre som, homem e natureza. Desta vez, o trabalho foi Projeto: Cerrado – Primavera.

Segundo o pesquisador e artista, ambos expuseram sua poética sonoro-visual que parte do pressuposto da compreensão da dinâmica natural do bioma Cerrado. "Busco compreender as como as espécies da rica fauna do Cerrado reagem às estações seca e chuvosa e, com isso, criar experiências sonoro-visuais para as pessoas. No momento, venho ampliando essa poética, que se baseia nessa intricada relação entre os sons da biofonia (sons produzidos pela fauna) e as ocorrências climática", explica.

Inteligência Artificial (IA) e algoritmos. Em parceria com o pesquisador e artista Eufrasio Prates, diretor musical do coletivo de música digital e interativa experimental chamado Orquestra de Laptops de Brasília (BSBLOrk) e atualmente associado ao Laboratório de Multiaplicações Experimentais do CNE/UFRJ, o professor do IFSP anuncia que começará a inserir a IA para a compreensão da dinâmica do bioma Cerrado, "a fim de que ela gere padrões acústicos a partir de samples sonoros pré-gravados", conta.

Além do projeto artístico solo intitulado stellatum_, Anésio Neto agora atua no duo frakStar, em integração poética com Eufrasio Prates. "Fiquem atentos para os novos desdobramentos artístico-científicos", finaliza o servidor do IFSP.

Link para assistir à apresentação de 05/02/2021 no IRCAM, a partir das 16h (horário de Brasília):

Pesquisadores e artistas interessados devem enviar mensagem de email para o professor Anésio Neto: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assunto(s): Som , Arte , Inteligência Artificial ,