IFSP suspende calendário acadêmico dos cursos regulares

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 23h18 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 03h05 | Acessos: 2121

Medida garante isonomia e reposição integral de conteúdo e carga-horária curricular

A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na úlltima segunda-feira, dia 23 de março, suspendeu o calendário acadêmico dos cursos regulares de todos os câmpus da instituição. A medida aprofunda a ação preventiva de suspensão das aulas entre 16/03 e 29/03. Na prática, as aulas ficam suspensas por tempo indeterminado e os dias letivos serão efetivamente retomados após a restauração da normalidade sanitária no país.

A decisão do IFSP, consolidada na Portaria 1.200/2020, soma-se às melhores práticas e encaminhamentos da Rede Federal neste momento de crise inédita, porque considera que a maioria de seus estudantes estão em condição de vulnerabilidade social. Ou seja, só seria possível manter um calendário acadêmico efetivamente letivo se 100% dos estudantes tivesse acesso a boa conexão com internet e desktop/notebook em casa, se a totalidade do corpo discente pudesse dispor de pleno acesso às chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

O Diretor-Geral do Câmpus Votuporanga do IFSP, professor Marcos Amorielle Furini, frisa que, diariamente, desde a suspensão das aulas, ocorrem videoconferências com coordenadores de setores e de cursos, no sentido de elaboração de estratégias para manter o vínculo afetivo do estudante para com a instituição, por meio de estímulos pedagógicos e atividades que garantam a não interrupção do processo educacional como um todo. Exemplo disso é a continuidade do serviço de referência (ABNT), prestado pela equipe da Biblioteca através do canal O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

"A decisão da reitoria do IFSP também resguarda os estudantes atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), demandantes de acompanhamento contínuo no processo de ensino/aprendizagem", acrescenta o gestor.

A portaria 1.200/2020 mantém as demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão pública que possam ser realizadas remotamente. Assim, comissões institucionais, grupos de trabalho temáticos, colegiados de curso e determinados projetos de pesquisa seguem operando na medida do possível, juntamente com a Comunicação do câmpus e o processo de execução orçamentária (compras, contratos, pagamentos de contas e auxílios estudantis).

O Câmpus Votuporanga lançou informativo permanente para o acompanhamento das informações e orientações oficiais a respeito do atendimento ao público e da evolução das medidas de precaução ao contágio com o novo coronavírus.

Após a publicação desta notícia, na tarde hoje, 25 de março de 2020, o Câmpus Votuporanga teve ciência do Ofício 87/2020 do Conif, endereçado ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), responsável pela Rede Federal. Em síntese, o texto convalida as preocupações que levaram a reitoria do IFSP a suspender, uniformemente, os calendários acadêmicos do cursos regulares. Votuporanga - 23h48.