Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa de doutorado de professor de Matemática se desdobra em artigos que solucionam problemas na área de Ciências Exatas

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 17h16 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h15 | Acessos: 974
Gráfico que ilustra tomada de decisão fuzzy
imagem sem descrição.

O Prof. Dr. José Renato Campos concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica na Unesp em 2018 e, recentemente, teve artigo científico aceito no periódico internacional “Fuzzy Sets and Systems”. O artigo propõe e resolve um novo problema de controle ótimo considerando informações parciais do tipo fuzzy, que diz respeito a modelagem de sistemas complexos, subsidiando a tomada de decisão sob incerteza.

 

Em 2017, durante o seu doutorado, o professor José Renato Campos havia proposto e resolvido um novo problema de controle ótimo, considerando incerteza generalizada do tipo intervalar. O trabalho foi publicado no tradicional periódico "International Journal of Control".

 

Segundo o professor José Renato Campos, problemas de controle ótimo são amplamente estudados em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática Aplicada, e também possuem aplicações imediatas nas áreas de Agronomia, Biologia, Economia e Medicina.

 

Artigo

Fuzzy interval optimal control problem

Traduzido para o português:

Problema de controle ótimo intervalar fuzzy

 

Este artigo propõe o problema de controle ótimo intervalar fuzzy em tempo discreto via aritmética intervalar restrita de níveis simples fuzzy. Funções intervalares fuzzy foram propostas e permitiram avaliar a dinâmica de equações de diferença intervalares fuzzy. Além disso, a programação dinâmica intervalar fuzzy foi desenvolvida para obter uma solução ótima, o que auxilia na tomada de decisão realista. Um exemplo numérico ilustrou a teoria e forneceu uma solução prática para o usuário.

A Fuzzy Sets and Systems (Elsevier) é periódico que, atualmente, possui Qualis A1 e estes indicadores de impacto: CiteScore de 3.59, Impact Factor de 2.907 e 5-Year Impact Factor de 2.997 (Journal Metrics 2019).

 

Acesse o artigo: https://doi.org/10.1016/j.fss.2019.05.003 
registrado em:
Fim do conteúdo da página