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Docente publica artigos sobre metodologias que auxiliam a navegação de pessoas com deficiência visual

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 17h25 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h18 | Acessos: 1182
Professor Natal Henrique Cordeiro em evento científico
imagem sem descrição.

O Prof. Me. Natal Henrique Cordeiro, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), publicou, nesse primeiro semestre de 2019, dois artigos em periódicos internacionais.

 

Na revista Engenharia Aplicada a Inteligência Artificial (livre tradução de Engineering Applications of Artificial Intelligence), editada pela Federação Internacional de Controle de Automação, o professor do Câmpus Votuporanga apresenta no artigo uma arquitetura de fusão de alto nível de informação e divulga resultado de experimentos em diferentes sistemas de navegação específicos para deficientes visuais.

 

Segundo o professor Natal Cordeiro, as pesquisas veiculadas nos periódicos são de grande importância para a criação de dispositivos para deficientes visuais e para a formação dos estudantes do IFSP, sobretudo em futuros projetos de iniciação científica.

 

Primeiro artigo

Collision risk prediction for visually impaired people using high level information fusion

 

Traduzido para o português:

Predição de risco de colisão para deficientes visuais usando fusão de informação de alto nível”

 

As tecnologias desenvolvidas até o momento para a navegação de deficientes visuais atendem parcialmente as necessidades cotidianas desse público. A publicação relata que o projeto propicia ao deficiente visual uma melhora na compreensão do contexto com a geração de um mapa de riscos após a análise das posições, distâncias, tamanhos e ações dos objetos presentes no ambiente no qual esse está inserido. Essa compreensão é refinada por etapas de fusão de dados em que se aplica o modelo de consciência da situação para a projeção de impactos num futuro próximo. Um mapa de riscos é formado por probabilidades geradas após a execução de um conjunto de inferências que permitem projetar os riscos de colisão em diferentes direções por meio da detecção de objetos estáticos, detecção da passagem livre e da análise de trajetos executados por objetos dinâmicos em um plano 3D.

 

A Engineering Applications of Artificial Intelligence (Elsevier) é periódico conceituado nas áreas das Engenharias e da Ciência da Computação, possuindo indexadores que permitem fácil acesso à metodologia aplicada e aos experimentos realizados. Atualmente, o período possui Qualis A1 nas Engenharias IV e A2 na Ciência da Computação (Qualis CAPES 2016). Possui, também CiteScore de 4.58, Impact Factor de 3.526 e 5-Year Impact Factor de 3.640 (Journal Metrics 2018).

 

O professor Natal Cordeiro comenta que os fatores de impacto (Journal Metrics) apresentados por esse periódico foram atualizados em 2018. “Provavelmente, quando o Qualis Capes atualizar a sua lista de métricas (última em 2016), a qualis deste periódico aumentará”, crava o docente.

 

Acesse o artigo: https://doi.org/10.1016/j.engappai.2019.02.016

ou: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0952197619300405?via%3Dihub

 

Segundo artigo

A new methodology applied to dynamic object detection and tracking systems for visually impaired people

 

Traduzido para o português:

Uma nova metodologia aplicada em sistemas de detecção e rastreamento de objetos dinâmicos para pessoas com deficiência visual

 

A presença de objetos dinâmicos (OD) afeta a mobilidade de pessoas com deficiência visual (DV) e, por isso, é importante indicar as áreas mais seguras para se locomover. Este artigo apresenta uma nova metodologia para detectar e rastrear o OD para reproduzir seus caminhos. Esta metodologia consiste em: uma análise de requisitos específica para o contexto do DV; o desenvolvimento de quatro arquiteturas adaptadas ao DV; a geração de um mapa 3D composto por caminhos feitos por OD; e uma análise comparativa entre as arquiteturas para obter a melhor solução a partir da união das melhores características detectadas. Nessas arquiteturas, as principais adaptações estão relacionadas aos fatores de iluminação e movimento sofridos pelos sensores de aquisição que podem interferir no processo de segmentação do OD. Os experimentos foram realizados em diferentes ambientes com a ausência e presença de movimento dos sensores de aquisição.

 

A Computers & Electrical Engineering (Elsevier) é um periódico conceituado nas áreas das Engenharias e da Ciência da Computação, possuindo indexadores que permitem fácil acesso à metodologia aplicada e aos experimentos realizados. Atualmente, o período possui Qualis A2 nas Engenharias IV e B1 na Ciência da Computação (Qualis CAPES 2016). Possui, também CiteScore de 3.02, Impact Factor de 2.189 e 5-Year Impact Factor de 2.337 (Journal Metrics 2018).

 

O professor Natal Cordeiro também ressalta que o qualis do períodico tende a subir.

 

Acesse o artigo: https://doi.org/10.1016/j.compeleceng.2019.05.003

ou: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S004579061830956X

Atuação no LCAA

 

O professor Natal Henrique Cordeiro, atualmente afastado das atividades letivas para dedicação aos estudos e pesquisa de doutorado, fala da expectativa de retorno ao câmpus e ao Laboratório de Computação Aplicada a Automação, o LCAA.

 

Estou muito feliz com a publicação dos resultados obtidos em anos de estudo e pesquisa. Retorno para o IFSP e ao LCAA com maior maturidade acadêmica, principalmente nas ações de pesquisa. O projeto [de doutorado] terá continuidade e novas versões serão experimentadas em deficientes visuais.” No momento, já há um acordo com uma instituição que fornece auxílio para deficientes visuais. “Nesse acordo, está prevista a realização de experimentos com novos dispositivos e a tendência é que os alunos de iniciação científica possam produzir pesquisas e contribuir com equipamentos eficientes para a substituição sensorial dessas pessoas”, conta o professor Natal Cordeiro.

 

A defesa da tese de doutorado deve ocorrer neste segundo semestre letivo de 2019.

 



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