I Concurso de Beleza Negra do Câmpus Votuporanga impulsiona a Semana da Consciência Negra

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 12h01 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 12h07 | Acessos: 769

Além do concurso, houve várias oficinas artísticas e sobre história.

Matéria produzida pelos alunos do IFSP Esthefany Pereira Chiareto e Isabela Garcia Fernandes.

De 19 a 21 de novembro, o Câmpus Votuporanga do IFSP celebrou a Semana da Consciência Negra com programação diferente: o primeiro Concurso de Beleza Negra, cujo principal objetivo foi mostrar que paradigmas de beleza, cultura e estética devem ser quebrados e superados. A Lei Federal n. 12.519, de 10 de novembro de 2011, estabelece o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

“Autoestima” foi a palavra-chave do evento, juntamente com a história africana e a valorização da estética e da cultura negra, aliadas à luta contra o racismo. A integração entre estudantes autodeclarados negros de escolas estaduais, privadas e federal do município de Votuporanga promoveu a divulgação de costumes do povo negro e uma disseminação maior de conhecimento entre os participantes.

O Concurso realizado no câmpus contou com diversas oficinas preparatórias, desde maquiagem, pinturas tribais, dança afro-brasileira, teatro, confecções de biojoias e bonecas abayomis, turbantes e penteados, até oficina de conhecimentos sobre a história e a cultura afro-brasileira.

Para alguns participantes, as oficinas foram de suma importância na elaboração de suas apresentações: "Adorei participar das oficinas de maquiagem, pintura corporal e de teatro. Fiz amizades e me integrei com todos sem o menor sinal de rivalidade. No desfile, nós nos apoiamos e utilizamos das dicas de relaxamento e maquiagem propostas pelos professores”, contou Marianna Araújo Brito, estudante de Edificações do Câmpus Votuporanga.

"Achei as oficinas interessantes, pois promoveram muita interatividade entre os alunos, o que possibilitou a ampliação de conhecimentos", declarou a aluna Renata, também estudante do Instituto Federal.

De acordo com o estudante André Ribeiro de Assis, da E.E. Cícero Barbosa Lima Júnior, eleito Mister Beleza Negra 2018, as oficinas foram extremamente proveitosas: "Participei de todas, mas a que mais gostei foi a de teatro. Já tinha ideia que teria de apresentar algo e vi que todos os professores são ótimos", contou.