Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ciência e Engenharia de Materiais: Docentes apresentam resultados de pesquisas em congresso

Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 13h01 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h26 | Acessos: 1404

Evento, realizado em Foz do Iguaçu-PR, reuniu mais de 1.700 pesquisadores nacionais e internacionais.

 

 

           Quatro professores do Câmpus Votuporanga do IFSP produziram artigos científicos, os quais foram apresentados, de 4 a 8 de novembro, no 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMAT), realizado, neste ano, em Foz do Iguaçu-PR.

O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), destinado a pesquisadores da área de engenharia e ciência dos materiais com o objetivo de contribuir para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais. O objetivo é aproximar ciência e tecnologia para satisfazer interesses acadêmicos e industriais. Neste ano, o CBECIMAT contou com a participação de mais de 1.700 pesquisadores nacionais e internacionais.

De autoria do Prof. Dr. Osvandre Alves Martins, Prof. Dr. Cleiton Lázaro Fazolo de Assis, Prof. Me. Guilherme Rosati Mecelis e Prof. Me. Ricardo César de Carvalho, o artigo “Influência da orientação de deposição e do tipo de material polimérico na resistência mecânica de peças produzidas por impressão 3D” trata de uma contribuição quanto à compreensão do efeito do modo de deposição de material pela impressora 3D na resistência mecânica de peças fabricadas por essa técnica. Foi desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação (NUPEM) e o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada à Automação (GPCAA) e apresentado, no congresso, pelo Prof. Dr. Osvandre Alves Martins.

O artigo “Estudo de técnicas de microfabricação para confecção de sistemas de microanálise total por replicação em micromoldes metálicos: uma interação entre análise laboratorial e engenharia de fabricação” foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis e a Especialista em Farmacologia Silvia Kelly Pereira. O artigo foi apresentado pelo Prof. Cleiton. O estudo dedica-se à possibilidade de aplicação do processo de usinagem por microfresamento na fabricação de microssistemas analíticos para produção de medicamentos e análises laboratoriais e contou com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Desenvolvido em parceria entre o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Microfabricação (NUPEM), o Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade (LAPRAS) e o grupo de pesquisa Inovação em Manufatura e Engenharia de Precisão (IMEP), ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), o artigo “Toolpath strategy evaluation to micro end-milling of contact surfaces for microfluidic flow” foi apresentado pelo Professor Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis. O estudo trata do uso de estratégias de usinagem para a geração de superfícies de contato para controle do escoamento de micro ou nano fluidos e contou com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A participação dos professores Cleiton e Osvandre no 23º CBECIMAT também foi viabilizada por meio do fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

registrado em:
Fim do conteúdo da página