Café com maquetes: alunos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio apresentaram resultados de trabalhos
Evento contou com a presença de professores, servidores, alunos e familiares e amigos dos autores das maquetes
No dia 02 de dezembro, foi realizado, no Anfiteatro do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, o “V Café com Maquetes”, tradicional evento aberto à comunidade para a apresentação final das Maquetes desenvolvidas pelos alunos dos 1º e 2º anos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio.
O evento, desenvolvido sob a responsabilidade da Profa. Ma. Naiara Luchini de Assis Kaimoti e da Profa. Ma. Érika Cristina Pedroso Pereira durante as aulas das disciplinas “Maquete 1” e “Maquete 2”, contou com o apoio de professores do curso, além da presença de servidores, alunos dos demais cursos do câmpus e de amigos e familiares dos alunos envolvidos.
Como forma de integrar a comunidade interna e a externa, a atividade propôs a realização de um café da manhã durante o qual os autores dos trabalhos explanaram sobre a temática desenvolvida a partir de suas experiências pessoais e acadêmicas para as famílias e demais convidados.
O trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ano consistiu na criação de maquete física de uma edificação que atendeu a requisitos mínimos de usos e “perfis de clientes” criados pelos alunos do 2º ano. Os estudantes apresentaram para o público as soluções pedidas por seus “clientes”, que englobaram usos residenciais e comerciais. A partir de conceitos vistos na disciplina ao longo do ano, dentre eles a construção da topografia do terreno e a aplicação de técnicas de corte e colagem, as maquetes físicas tiveram a proposta de usar materiais reciclados como alternativa para os acabamentos industrializados e específicos.
Para os alunos do 2º ano coube a tarefa de desenvolver uma maquete virtual da edificação de uma residência, cujos subsídios teórico-práticos vieram das aulas da disciplina Maquete 2. Como o uso foi limitado ao residencial, os alunos do 1º ano criaram perfis de famílias e/ou moradores, indicando características como: relação entre as pessoas (casal, amigos, irmãos, etc.), características de cada indivíduo (ocupação/emprego, hobby, idade, grau de formação) e a indicação de cores que pudessem servir de referência para o projetista desenvolver seu trabalho. O resultado apresentado na forma de vídeo mostrou, com riqueza de detalhes, as soluções encontradas tanto para áreas internas como externas.
De acordo com a Profa. Naiara, “a criatividade foi o diferencial dos trabalhos, os quais foram estimulados a buscar soluções que partissem de postura profissional que atendesse à demanda dos “clientes” e que fosse compatível com as restrições dos projetos como, por exemplo, tamanho do terreno ou da própria edificação”, explicou.
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