CPA realiza processo de autoavaliação institucional
Comunidade acadêmica é convidada a emitir sua opinião a fim de melhorar os processos acadêmicos e de gestão do IF
A CPA – Comissão Própria de Avaliação do IFSP deu início a mais uma etapa do processo de Autoavaliação Institucional de 2017, que subsidia o credenciamento e o recredenciamento de instituições de ensino superior, bem como o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação.
De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os trabalhos conduzidos pela CPA têm as funções de “informação para a tomada de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, melhoria institucional, autorregulação, emancipação, elevação da capacidade educativa e do cumprimento das demais funções públicas”.Os resultados das avaliações devem consolidar a avaliação como ferramenta de gestão e ser apropriadas pela gestão e planejamento, a fim de subsidiar a tomada de decisão.
No câmpus Votuporanga, todas as etapas de autoavaliação são conduzidas pela CPA local, constituída por representantes discentes, docentes, técnico-administrativos e da sociedade civil.
Para o Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, presidente da CPA, esse processo é muito importante para a instituição, pois fornece indicadores que podem auxiliar na melhoria contínua das práticas de gestão, acadêmicas e de infraestrutura do câmpus. “No ano passado, os alunos e servidores do câmpus tiveram uma participação significativa no momento de responder às questões, o que representou uma das maiores porcentagens de adesão dentre todos os câmpus do Instituto Federal de São Paulo”.
A aluna do 2º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) afirmou: “Acho muito interessante a aplicação da avaliação, pois demonstra uma preocupação com a opinião dos alunos e de toda a comunidade. E complementou: “Disponibilizar as informações no site comprova a transparência e seriedade da instituição, a qual é muito focada na qualidade de ensino”.
São convidados a emitir sua opinião na avaliação os estudantes dos cursos de graduação, os servidores técnico-administrativos e todos os docentes, incluindo professores afastados por licença-médica, capacitação, professores substitutos, temporário e efetivos.Todos recebem um código de acesso. Em seguida, devem clicar na indicação da sua categoria (estudante, docente ou técnico-administrativo) e responder às questões (todas objetivas). Dúvidas poderão ser esclarecidas com a CPA – Comissão Própria de Avaliação do câmpus.
Redes Sociais