Alunos do curso de Engenharia Civil visitam Usina Hidrelétrica

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 19h28 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 19h29 | Acessos: 1175

Visita tem o objetivo de permitir aos estudantes o conhecimento, na prática, de uma Usina Hidrelétrica.

Na tarde desta segunda-feira, dia 30 de outubro, vinte e sete alunos do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, acompanhados pelo Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior, participaram de uma Visita Técnica, na divisa entre os municípios de Ilha Solteira – SP e Selvíria – MS, na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, uma empresa do grupo CTG Brasil.

A visita possibilitou aos alunos conhecerem a história da construção da Usina, seu funcionamento e os equipamentos mecânicos presentes nas instalações. A prática vai ao encontro da missão do Instituto Federal de relacionar-se com a comunidade externa, estabelecendo uma conexão entre escola e empresa.

Primeiramente, a empresa concessionária da Usina Hidrelétrica forneceu, gratuitamente, capacetes de segurança para os visitantes. Em seguida, o responsável pela visita Marcelo Milan de Sousa, da empresa CTG Brasil, realizou uma integração e comunicou avisos de segurança à turma. Depois disso, o encarregado levou os alunos numa exposição, em que a história, o processo de construção e o funcionamento da usina produtora de energia foram explicados. Após isso, o grupo de estudantes foi conduzido para o subsolo, ambiente que permitiu aos alunos observar de perto uma turbina hidráulica em pleno funcionamento. O anfitrião afirmou que ficou satisfeito pela visita dos alunos e do professor do IFSP de Votuporanga. “Agradeço pela educação e cooperação dos visitantes. Meu intuito é somar conhecimento a cada um de vocês”, disse Marcelo.

De acordo com o professor responsável pela visita, Eli Jorge da Cruz Junior, “é de suma importância para a formação do aluno do curso de Engenharia Civil o contato com o funcionamento prático de uma Usina Hidrelétrica. A visita técnica permite aos alunos observarem, na prática, o que foi aprendido em sala de aula”, afirmou o docente.

Para a aluna Larissa Fontes Nunes, matriculada no 6º período do curso de Engenharia Civil, a visita agregou experiência prática para a sua formação, uma vez que possibilitou aprendizado sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica. “É interessante ver a aplicação na realidade do que é visto em sala de aula. É, sem dúvida, um diferencial na minha bagagem acadêmica”, declarou.

visita tec 1

visita tec 2