Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reuniu atividades variadas no Câmpus Votuporanga

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 17h37 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h33 | Acessos: 1253

Tema deste ano foi “A Matemática está em tudo”

De 25 a 27 de outubro, o Instituto Federal – Votuporanga realizou, no câmpus, diversas atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 (SNCT). A proposta do evento é comunicar-se com a população, em uma linguagem acessível, para estimular a curiosidade e motivar a discussão sobre as implicações sociais da Ciência.

Neste ano, o tema da SNCT foi “A Matemática Está em Tudo”, já que dois dos maiores eventos na área da Matemática acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, será a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abrangendo todos os outros, embora se estimule, fortemente, a realização de atividades em torno do tema proposto.

No câmpus Votuporanga, a SNCT ganhou uma programação variada: foram realizadas palestras, oficinas e minicursos, além de mostra de trabalhos e Olimpíada de Programação e Usinagem, que aconteceram nos três períodos: manhã, tarde e noite.

Para o Diretor Geral, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, a grande variedade de temas debatidos no câmpus proporcionou que a comunidade interna e externa que participou da programação pudesse interagir com as ciências de forma interdisciplinar, mostrando que o conhecimento não acontece de forma fragmentada ou estanque e pode ser aplicado às atividades cotidianas. “Além da importância dos temas, destaco que a programação conseguiu abarcar tanto assuntos relativos à área acadêmica quanto do mundo profissional. Também foi notória a grande participação dos alunos e servidores, o que contribui para o cumprimento da vocação do IFSP de contribuir para uma educação técnica, tecnológica, científica, emancipadora, social e humana”, destacou.

O Diretor Educacional do Câmpus, Prof. Dr. Rodrigo Cleber da Silva, explicou que a semana de ciência e tecnologia do IFSP do câmpus Votuporanga aconteceu em um novo formato. “A semana teve dois momentos: o primeiro relacionado a atividades para os alunos, como palestra e minicursos, prevalecendo a formação profissional. Em um segundo momento, houve a mostra de trabalhos realizados no campus na área de ensino, pesquisa e extensão”. E complementou: “O nosso câmpus sempre se destacou pela grande quantidade de trabalhos acadêmicos, reforçando a importância do Instituto Federal em Votuporanga”.

snct2017 1

snct2017 2