XVIII ENANCIB: 3 Professores do câmpus participam de encontro científico na área da Ciência da Informação

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 14h35 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h34 | Acessos: 1060

Evento é um dos mais expressivos da área

O Prof. Dr. Cecílio Merlotti Rodas, o Prof. Me. Ricardo Cesar de Carvalho e o Prof. Me. Éder Antonio Pansani Junior participaram, nos dias 24 e 25 de outubro, do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ENANCIB, realizado na UNESP de Marília, de 23 a 27 de outubro. Nesta edição de 2017, e evento teve como tema central “Informação, Sociedade e Complexidade".

O ENANCIB 2017 evidenciou a sustentabilidade do debate científico no âmbito da comunidade de Ciência da Informação, propiciando o compartilhamento de conhecimento e o avanço da área em suas múltiplas dimensões.

O objetivo é promover o intercâmbio científico entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de Ciência da Informação, no intuito de consolidar a pesquisa científica em Ciência da Informação.

Para o Prof. Ricardo, “participar de um evento de tal magnitude é uma experiência acadêmica que ajuda a entender o estado da arte nas pesquisas da Ciência da Informação, uma área que, assim como a Computação, está ao nosso redor e estuda como a informação, seja ela qual for, pode ser coletada, analisada, manipulada, classificada, armazenada, recuperada e disseminada”, comentou. E complementou: “Como professor, devo buscar e aprender mais sobre os norteadores das pesquisas para aplicar em sala de aula, sempre buscando o melhor direcionamento para os alunos do IFSP, ajudando-os em seu sucesso acadêmico".

De acordo com o Prof. Éder, o evento é o mais relevante da ciência da informação do Brasil, reunindo todos os maiores autores e pesquisadores da área. “A dinâmica do encontro consiste em debates e apresentações de resultados de pesquisa em grupos de estudos, como por exemplo,“Organização e Representação do Conhecimento”, “Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação” e “Informação e Tecnologia”, explicou. Ainda para o Prof. Éder, “o evento representa uma oportunidade ímpar, pois propicia o contato com pesquisadores que estão à frente da ciência da informação no Brasil, permitindo uma maior aproximação de diferentes pólos de estudos e pessoas”.

Foto para a capa da matéria

congresso info 1

congresso info 2