Professores e alunos do câmpus Votuporanga participam do Latinoware em Foz do Iguaçu-PR
Professores destacam o tamanho e a qualidade do evento
De 18 a 20 de outubro de 2017, a Profa. Ma. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix, o Prof. Me. Éder Antonio Pansani Junior, o Prof. Me. Eduardo de Pieri Prando, o Prof. Me. Ricardo Cesar de Carvalho, o Prof. Esp. Ubiratan Zakaib do Nascimento e 8 alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram do Latinoware 2017 – 14º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas.
O Latinoware objetiva ampliar os conhecimentos sobre as ferramentas livres de desenvolvimento e fomentar a troca de experiências e impressões sobre os projetos inovadores em código aberto. Com uma proposta cada vez mais abrangente, o Latinoware destaca-se por reunir um amplo conteúdo de informações, ideal para que estudantes, professores e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.
O evento congrega a III Agenda LatinSec, o III Fórum Latino-Americado de Hardware Livre, o II Latinoware Negócios, o latinoware Educação, o Mulheres do Latinoware e o 1º Fundmeeting.
De acordo com a Profa. Ma. Cristiane Vidovix, é a 5ª edição que o câmpus Votuporanga participa do Latinoware. A docente explicou que o evento sempre tem um tema principal: neste ano, ganhou foco a área de Negócios e Empreendedorismo. Contou também que participaram do evento vários países e vários câmpus dos Institutos Federais de todo o país. “Considero uma troca de experiências muito grande. É uma excelente oportunidade para que entremos em contato com tecnologias que são novas e para que nos aprofundemos em assuntos que já conhecemos”. E acrescentou: “Além disso, o evento proporciona a oportunidade de estabelecermos excelentes contatos com profissionais de renome na área de Software livre, como Jon “maddog” Hall, um dos principais fundadores do movimento software livre. O tamanho do evento impressiona e desperta nos alunos participantes um sentimento de engajamento no mundo acadêmico e mercadológico”.
O Prof.Me. Eduardo Prando destacou que o Latinoware proporciona fácil acesso a professores e formuladores de materiais. “Esse contato pessoal é muito importante. Alunos de diversos países puderam interagir. Foi o primeiro ano em que participei. O evento é muito organizado e o Parque Tecnológico de Itaipu possui excelente estrutura. O Latinoware é direcionado a fomentar e a incentivar a utilização de linguagens de programação livre, o que representa uma valorização da mão de obra de novas tecnologias e estimula negócios na área de software e o empreendedorismo”.
O Prof. Ubiratan também destacou a estrutura, a qualidade técnica e intelectual do Latinoware. “Pudemos presenciar o crescimento de um Congresso que reúne, em um só, grandes eventos simultâneos. Na minha visão pessoal, o Latinoware faz parte do câmpus Votuporanga, assim como o câmpus faz parte do Latinoware. Que venha #latinoware2018”, finalizou.
Redes Sociais