Palestras no câmpus Votuporanga debatem diversidade de gêneros

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h16 | Acessos: 1064

Debates foram direcionados aos alunos do ensino médio integrado a cursos técnicos, cursos técnicos concomitantes e subsequentes e alunos dos cursos superiores

No última dia 17 de outubro, o Prof. Hamilton Vieira proferiu duas palestras no Instituto Federal - câmpus Votuporanga: “Diversidade e Alteridade”, destinada aos alunos do Ensino Médio Integrado, e “Discursos e Pedagogias sobre as Relações Sociais”, para os alunos dos cursos superiores.

O Prof. Hamilton é bolsista CNPq no Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara) e licenciado em História pela Fundação Educacional de Fernandópolis e em pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (EaD).

O objetivo principal das palestras foi pensar e entender como significar, propositivamente, projetos de futuro que atendam ao princípio democrático de uma sociedade que conviva com as diferenças sem, no entanto, diferenciá-las nas suas necessidades de existência, evitando, assim, produzir categorias que possam excluir, marginalizar ou estigmatizar determinados sujeitos em função da construção de suas vivências.

Segundo o professor Hamilton, “o convite é pensar as discordâncias para que elas não sejam insurgências que suspendam o conceito de verdade como única e absoluta, possibilitando, dessa forma, a construção de outro olhar sobre o que pode significar pensar sexualidade e gênero, enfatizando o aspecto de produção científica e saberes a partir desses lugares produzidos”.

Além de abordar o tema do respeito às diferenças de gênero, o professor Hamilton enfocou, também, as discriminações que mulheres e negros sofrem na sociedade. No final da palestra, a comissão organizadora cumprimentou o Prof. Hamilton e agradeceu por ter se disponibilizado a vir, graciosamente, promover esse debate sobre diversidades e direitos humanos no câmpus.

palestra diversidade 1

palestra diversidade 2