Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º Café Rosa promove a conscientização dos servidores sobre o câncer de mama

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 12h14 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 22h57 | Acessos: 1019

Evento foi motivado pela campanha “Outubro Rosa”

No último dia 20 de outubro, ocorreu o 1º Café Rosa, evento realizado na Sala de Videoconferência do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, cujo objetivo é estimular a conscientização dos servidores sobre a prevenção do câncer de mama, as possíveis causas da patologia, sua prevenção e tratamento.

O nome “Café Rosa” é uma alusão à campanha Outubro Rosa, que ocorre, anualmente, desde a década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor.  Há vários tipos de cânceres de mama. Alguns deles têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e, no Brasil, responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Em 2016, 57.960 pessoas foram diagnosticadas com a patologia.

No encontro organizado pela Técnica em Enfermagem Thaís Natália Leonel Ruís Miani e pela servidora MainyRuana Costa, reforçou-se aimportância do autoexame e da mamografia para a detecção do diagnóstico precoce do câncer, o recomeço de vida de uma pessoa que sofreu com a enfermidade e, também, a conscientização sobre o câncer de mama masculino.

O professor Luís Fernando Rosalino atentou-se sobre esse mal que afeta os homens: “É muito interessante para conscientizar e ensinar sobre a prevenção. O que mais me chamou a atenção foram os esclarecimentos sobre o câncer de mama masculino. Foi a primeira vez que prestei atenção sobre como se faz a prevenção”.

A pedagoga Leiny Cristina Flores avaliou positivamente a atividade: “Gostei muito! Os servidores presentes puderam assistir a vídeos instrutivos sobre a campanha, refletir sobre o assunto, enquanto tomavam café da manhã”, explicou. 

De acordo com Thaís Natalia Leonel Ruís Miani, “é importante abordar o tema do câncer de mama e sua prevenção, pois, muitas vezes, não nos damos o tempo necessário para nos cuidarmos da forma correta. É muito gratificante ver que os servidores aderiram à causa e que o público masculino se interessou pelo tema”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página