Alunos do curso Técnico em Mecânica visitam Usina Hidrelétrica

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 12h57 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 13h02 | Acessos: 1444

Objetivo é que os estudantes conheçam, na prática, o funcionamento de uma usina hidrelétrica

Vinte alunos do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participaram, na manhã do dia 07 de outubro, de uma Visita Técnica, no município de Ouroeste, na Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, uma empresa do grupo AES Tietê. Foram acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Dr. José Ricardo Camilo Pinto, pelo Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, pelo Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior, pelo Prof. Me. Guilherme Rosati Mecelis, pelo Prof. João Roberto Broggio e pelo Prof. Me. Odair Fernandes da Cunha Filho.

O objetivo da visita é que os alunos conheçam o funcionamento de uma usina hidrelétrica e os equipamentos mecânicos presentes nas instalações. Além disso, por meio de eventos dessa natureza, o Instituto Federal cumpre sua missão de se aproximar da comunidade externa, associando escola e empresa.

Inicialmente, na usina, houve uma integração com o técnico de segurança Alérico Machado. A visita às instalações da hidrelétrica contou com a participação dos alunos Fernando Martins Medrado e José André Gonzaga Felix, colaboradores da empresa VOITH, que atuam na usina. Foi acompanhada, também, pelo técnico de segurança Niovan Marques, o qual afirmou ter ficado contente com a visita dos alunos e professores do IFSP de Votuporanga. E complementou:“Espero ter atendido às expectativas do grupo. O meu objetivo é contribuir com informações que ajudem na formação técnica dos alunos”.

De acordo com o coordenador do curso, “visitas técnicas são muito importantes para a formação dos alunos do Curso Técnico em Mecânica, já que constitui excelente oportunidade de observar, na rotina real da empresa, alguns conceitos relacionados com a formação proporcionada pelo curso”.

Para o aluno Arthur Eduardo Trevizan Alves, matriculado no 4° período do curso Técnico em Mecânica, a experiência foi muito enriquecedora, uma vez que possibilitou aprendizado sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica. “Gostei muito de conhecer o interior da usina e o os equipamentos utilizados na geração de energia elétrica", declarou.

O coordenador do curso encerrou a visita agradecendo à empresa AES Tietê pela concessão da visita técnica, à empresa VOITH e a todos que contribuíram para a realização do evento.

Visita Técnica 1

Visita Técnica 5