Biblioteca promove evento de "Música na Ditadura"
No último dia 28 de setembro de 2017, ocorreu na Biblioteca do câmpus Votuporanga, o evento com a temática Música na Ditadura.
O objetivo foi a apresentação das músicas que possuem um segundo sentido em suas letras, meio este utilizado pelos artistas da época para compor e gravar músicas com o intuito de driblar a censura da época.
Entre as músicas interpretadas pelo músico Clodoaldo Lima estão Cálice e Roda Viva, gravações de Chico Buarque, Alegria Alegria de Caetano Veloso, Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré, O bêbado e o equilibrista de Elis Regina e Mosca na Sopa de Raul Seixas.
A professora Terezinha Gonzaga, também participou com depoimentos vívidos da época e que marcou sua adolescência, emocionando-se e ao público. A professora Terezinha muito gentilmente doou à Biblioteca do câmpus as obras “Dossiê Ditadura: mortos e desaparecidos políticos no Brasil – 1964-1985” e os volumes 1 e 3 do Relatório da “Comissão Nacional da Verdade”.
Os alunos dos cursos técnicos integrados, superiores, docentes, servidores técnicos-administrativos e comunidade em geral prestigiaram o momento.
A Biblioteca, pensando no público que não pode comparecer, fez transmissões ao vivo por meio de lives, que estão disponíveis na página do facebook da Biblioteca.
O evento faz parte do projeto de extensão “Biblioteca Viva: leitura, cinema e música”, sob coordenação da Bibliotecária-Documentalista Daniele Spadotto Sperandio com o apoio de voluntários e colaboradores.
Àqueles que desejam participar do projeto podem entrar em contato e verificar a viabilidade das apresentações.
Ainda para este ano está previsto outros encontros musicais, sendo que o próximo, no mês de Outubro, será com a temática “A rebeldia dos anos 80”.
Fique atento à programação da Biblioteca e participe dos encontros.
Redes Sociais