Professores do Instituto Federal participam de renomado evento na área de Engenharia de Fabricação

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 12h35 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h41 | Acessos: 1243

Evento foi realizado, de 26 a 29 de junho, em Joinville-SC

De 26 a 29 de junho, o Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, o Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior e o Prof. Guilherme Rosati Mecelis, todos docentes do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, participaram do IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, o COBEF, realizado na Unisociesc, em Joinville-SC.

O COBEF é o maior evento nacional na área de Engenharia de Fabricação, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Tem como missão proporcionar um amplo fórum para apresentações e discussões críticas dos novos resultados da pesquisa básica e aplicada a tecnologias de fabricação.O COBEF é um fórum apropriado para profissionais dos setores industrial e acadêmico discutirem temas de cunhos tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com as realidades brasileira e mundial.

O Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis apresentou o trabalho “Interação ferramenta de corte e material da peça no microfresamento de canais em um aço de alta resistência e baixa liga”, em co-autoria com os pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos Alessandro Roger Rodrigues e Renato Goulart Jasinevicius.

Ainda o professor Cleiton, em co-autoria com o também professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Guilherme Rosati Mecelis e com o pesquisador da UNESP Juno Gallego apresentaram o trabalho “Análise de microdureza nas diferentes secções de chapas de aços microligados laminados a quente”.

O Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior apresentou o trabalho “A influência do tamanho de grão ferrítico na integridade superficial de peças erodidas”, em co-autoria com os pesquisadores Alessandro Roger Rodrigues e Hidekasu Matsumoto.

Em breve, os textos dos artigos na íntegra estarão disponíveis na internet nos anais do Congresso.

Prof. Me. Eli Jorge da Cruz Junior
Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis