Professor do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga defende mestrado na UNESP

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 12h16 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h40 | Acessos: 1414

Trabalho na área de Engenharia Mecânica estuda aços microligados com processamento industrial

Na tarde do dia 31 de julho, o Prof. Guilherme Rosati Mecelis, professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, defendeu sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unesp de Ilha Solteira. A Banca Examinadora foi composta pelo orientador, Prof. Dr. Juno Gallego, além dos membros examinadores, Prof. Dr. Ruís Camargo Tokimatsu e Prof. Dr. Otavio Villar da Silva Neto. Na ocasião, esteve presente também o Prof. Dr. Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, co-orientador do trabalho e também professor do IFSP – Câmpus Votuporanga.

O trabalho, intitulado “Caracterização Mecânica e Microestrutural de Aços Microligados com Processamento Industrial” trata de um tipo de aço que apresenta uma microestrutura refinada, alta resistência mecânica, boa usinabilidade e tem substituído aços comuns por atingir essas propriedades mecânicas a partir de processos de fabricação mais baratos.

De acordo com o Prof. Guilherme, “o trabalho representa uma grande contribuição quanto à metodologia utilizada para análise de imagens, bem como contribui para entender como as diferentes seções de análise de um material pode afetar os resultados, tema pouco abordado nos artigos da área, visto que, normalmente, são feitos estudos em uma direção apenas”. E concluiu: “A pesquisa defendida é o fim de uma etapa, mas também o começo de outras. Sei que é só o começo da caminhada na minha vida acadêmica de pesquisa e já penso nos rumos a seguir. Agradeço a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a realização deste trabalho”.