Reunião de planejamento marca início do semestre para os servidores do Instituto Federal

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2017, 19h07 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 19h27 | Acessos: 956

Palestra, informes gerais e trabalhos em grupo marcaram as atividades do dia

Durante a manhã e a tarde do dia 25 de julho (terça-feira), os servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga reuniram-se, no Anfiteatro da Instituição, a fim de planejar ações para o segundo semestre letivo.

Na ocasião, após um café da manhã, o diretor do câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, deu as boas vindas a todos, agradeceu aos servidores que estavam deixando o câmpus e apresentou e cumprimentou os novos servidores. Expôs aos servidores algumas ações para melhorar a comunicação geral do câmpus, uma demanda que já vinha sendo observada há algum tempo. Dentre essas ações, apresentou um novo design para o site e um aplicativo elaborado pela Reitoria que permite acesso a notícias e a diversas informações gerais, tanto para alunos quanto para servidores.

O aplicativo IFSP – Conecta está disponível, gratuitamente, em algumas lojas virtuais de aplicativos e permite acesso a notícias, informações gerais, conexão com redes sociais e mapas. Para o aluno, possibilita também o acesso a notas, boletins e histórico. “Em um curto período de tempo, talvez para este semestre ainda, o dispositivo permitirá também o envio de mensagens entre os usuários, o que maximizará a comunicação entre os servidores”, explicou Furini.

O servidor Carlos Eduardo Alves da Silva, coordenador de Tecnologia da Informação do câmpus, apresentou a nova versão do site institucional. “Com esse novo layout, o câmpus Votuporanga se adianta e passa a ficar mais em conformidade com o modelo proposto pelo Governo Federal”, afirmou Carlos Eduardo. E acrescentou: “O site continua à disposição da comunidade interna e externa no mesmo endereço: vtp.ifsp.edu.br”.

O coordenador anunciou, também, as novidades para o Setor de TI do câmpus, como a integração de rede, que cria uma rede única entre todos os câmpus e a Reitoria; as mudanças para facilitar o setor de impressão de arquivos por servidores; as ações para a melhoria do wi-fi do câmpus; e as manutenções nos laboratórios, como cabeamento e fixação de cabos e computadores.

Na sequência, o Diretor Adjunto Educacional, Prof. Dr. Rodrigo Cleber da Silva, anunciou a Instrução Normativa n.02/2017, de 02 de junho de 2017, que trata dos direitos e deveres do corpo discente e prevê sanções disciplinares.

A convite da Comissão de Formação Continuada, a Profa. Dra. Lidiane Luvizari-Murad proferiu uma palestra sobre metodologias ativas, com enfoque na Teoria Histórico-Cultural da Atividade Humana.

No período da tarde, o Diretor Adjunto de Administração, Ricardo Teixeira Domingues, apresentou a Execução do Orçamento 2017 e anunciou a necessidade de algumas ações para cuidar da sustentabilidade orçamentária do câmpus, as quais deverão ser aprovadas pelo CONCAM – Conselho de Câmpus.

Em seguida, o assistente em administração e coordenador da CGP – Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Adir Felisbino, transmitiu alguns recados gerais de interesse dos servidores, como por exemplo, a necessidade de entrega do formulário de permanência para fins de adicional noturno e do formulário de auxílio transporte.

Ao retomar a palavra, o diretor do câmpus, Marcos Amorielle Furini, informou que, em breve, o CONCAM – Conselho de Câmpus decidirá sobre o regulamento que definirá as atribuições gerais das comissões do câmpus definidas por meio de portaria específica. Marcos apresentou também a Matriz Conif, uma ferramenta utilizada para que a SETEC faça a distribuição de Recursos Orçamentários (Custeio e Capital) da Lei Orçamentária Anual (LOA) entre as instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A pedagoga do câmpus, Leiny Cristina Flores Parreira, discorreu sobre o Plano de metas e intervenções para permanência e êxito dos estudantes do IFSP, o qual objetiva conter a evasão escolar, a fim de dar continuidade ao processo de acompanhamento sistemático e descritivo do Plano de Intervenções. Os servidores foram divididos em equipes e avaliaram as ações de contenção de evasão no âmbito dos cursos.

Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini