Projeto do IFSP – Câmpus Votuporanga é contemplado em processo seletivo

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h08 | Acessos: 1184

Proposta receberá verba para execução e prevê a atuação de um estagiário bolsista

O projeto “Mulheril Manutenções”, proposto pelo psicólogo do IFSP – Câmpus Votuporanga Dr. Alexandre de Paula Silva e pela assistente social Angelita Toledo, foi contemplado no Programa Institucional de Formação Profissional de Mulheres do Instituto Federal São Paulo. O edital prevê a implementação de projetos destinados à formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres maiores de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, que apresentem Ensino Fundamental I (1º a 5º), preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno no qual o câmpus está situado.

Na proposta delineada por Alexandre e Angelita, o “Mulheril Manutenções” propõe a qualificação e a geração de renda do público feminino residente nos bairros próximos ao IFSP – Câmpus Votuporanga, o que contribuirá para o empoderamento feminino, pois, reconhecendo seus direitos e a importância do exercício da cidadania, as mulheres tornam-se agentes de transformação social.

De acordo com Alexandre, o projeto tem como objetivo habilitar mulheres para serviços de instalações de baixas tensões. Além disso, intenciona fornecer competências e habilidades para que elas manuseiem ferramentas e adquiriram conhecimentos relacionados à hidráulica básica, bem como pintura em geral. “Após o término do curso, as alunas estarão aptas para o planejamento e execução de reparos residenciais, instalação e distribuição elétricas. O projeto contempla, também, o conhecimento acerca de temas transversais como cidadania, direitos e saúde da mulher, meio ambiente e empreendedorismo”, explicou Alexandre.

Segundo Angelita, mulheres em situação de vulnerabilidade social são atendidas pela política de assistência social, motivo pelo qual os organizadores do projeto pretendem ir até o Centro de Referência da Assistência Social – Cras Norte e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que atendem esse território, para divulgar o curso às mulheres pertencentes ao público alvo. “A forma de seleção privilegia mulheres que tiveram poucas oportunidades de se profissionalizar, algumas delas são chefes de família, com baixa escolaridade, com dificuldades de se estabilizar no mercado de trabalho formal, entre outras questões”, afirmou Angelita.

A proposta foi contemplada com uma verba em torno de 12.000 reais e prevê a vinculação de um aluno bolsista extensionista, o qual ainda deverá ser selecionado para receber uma bolsa mensal de 400 reais. Será desenvolvida em parceria com a Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista, um movimento de luta pelo empoderamento das mulheres e pela validação dos direitos humanos.

Serão disponibilizadas vinte vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social residentes em Votuporanga. As inscrições estão previstas para o mês de junho de 2017. O curso terá duração de um semestre, de agosto até dezembro.

Psicólogo Alexandre, professor Cadu e Assistente social Angelita sentado lado a lado.

Dr. Alexandre de Paula Silva, Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira e Angelita Toledo