Alunos do 1º ano do Integrado encenam peças teatrais

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 18h33 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 03h13 | Acessos: 1596

Cada turma apresentou sua adaptação para duas obras de Gil Vicente: Auto da barca do inferno e Farsa de Inês Pereira

Na manhã de ontem, 27 de junho, os alunos das 3 turmas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga encerraram as apresentações de duas peças teatrais: Auto da barca do inferno e Farsa de Inês Pereira, ambas do dramaturgo Gil Vicente (1465 – 1536), considerado o primeiro grande dramaturgo português.

Cada sala apresentou sua encenação das duas peças, como trabalho bimestral para a disciplina Língua Portuguesa, durante os estudos da escola literária conhecida como Humanismo. A primeira apresentação foi no dia 20 de junho, realizada pela turma do Integrado em Edificações. No dia 21, foi a vez da turma de Mecatrônica. Encerrando as apresentações, subiram ao palco do Anfiteatro do Instituto Federal os alunos do Integrado em Informática.

O teatro é um dos gêneros literários que permite ao ator e ao público ver e viver a literatura. A oportunidade de encenar uma peça possibilita ao aluno, de certa forma, colocar em prática todo o conhecimento teórico da literatura. De acordo com a Profa. Ma. Larissa Cristina Arruda de Oliveira, as peças de teatro Auto da barca do inferno e Farsa de Inês Pereira foram brilhantemente adaptadas pelos alunos e apresentadas ao público com originalidade. “Em pouco tempo de preparação, sozinhos, eles deram vida a personagens literários complexos e sensibilizaram a plateia mostrando a atualidade de textos literários antigos”. E acrescentou: “Todos os alunos envolvidos estão de parabéns pela dedicação e pelo resultado do trabalho apresentado. Tenho certeza de que essa primeira experiência foi apenas o começo, pois muitos demonstraram interesse pelo teatro”.

Para a Profa. Ma. Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo, “O teatro é um gênero muito importante para o ensino de Literatura. Ao adaptarem as peças, os alunos conhecem a obra original e transpõem a mensagem para os dias atuais”.

O Prof. Dr. Eduardo César Catanozi ressaltou a importância do teatro na formação dos alunos: “Em um mundo em que as pessoas estão se relacionando cada vez mais apenas por redes sociais, faz-se necessário estimular o indivíduo a que reaprenda a interagir, presencialmente, com outras pessoas sem a mediação de máquinas ou dispositivos. Dessa forma, o teatro não possui apenas importância artística, mas também auxilia no processo comunicacional, já que estimula o domínio da expressividade corporal, vocal e verbal. Possibilita, também, vivenciar, de maneira empática, experiências diversas, aumentando a percepção sobre o outro e, consequentemente, sobre a própria identidade”, concluiu.

1º ano Integrado em Informática
1º ano Integrado em Mecatrônica