Equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga visita câmpus do Instituto Federal

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 18h14 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 18h14 | Acessos: 1060

Na ocasião, debateram-se possibilidades de parceria entre a secretaria e o Instituto Federal

No último dia 30 de maio, o digníssimo secretário municipal de trânsito, transporte e segurança de Votuporanga Jair de Oliveira, acompanhado do arquiteto da secretaria Gilberto Taccolini Júnior e do diretor de departamento de trânsito Mário José de Grande Campos visitaram o câmpus do Instituto Federal.

Oportunamente, o senhor Jair de Oliveira apresentou a necessidade de o município obter uma solução na forma de redutor de velocidade para melhoria do trânsito na cidade. A ideia é projetar uma lombada eletromecânica que seria acionada mediante a constatação, por sensor, de velocidade acima da programada e permitida para determinado local.

Durante o encontro, professor do Instituto Federal Osvandre Alves Martins informou ao secretário e à direção do câmpus que a ideia se mostra factível e considerou possíveis complexidades técnicas frente à necessidade de desenvolver um radar de velocidade, visto que este é componente da solução. Nesse sentido, aventou a possibilidade de integrar a lombada a equipamentos de radar existentes.

O diretor do câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, agradeceu ao secretário a confiança depositada no Instituto Federal e afirmou que a equipe de servidores e alunos possui a competência necessária para a concepção e desenvolvimento da solução tecnológica e esclareceu que serão verificados os meios de formalizar a parceria.

Outra possibilidade de parceria apresentada pelo secretário foi a possibilidade de o Instituto Federal auxiliar nos trabalhos de elaboração de um brasão em ferro a ser produzido e instalado nas ruas da cidade. De acordo com o professor Marcos, isso é possível também, principalmente quanto à produção da matriz para a fabricação dos brasões, mas não a produção deles em série.

Na ocasião da visita, o professor do Instituto Federal Tiago Henrique Faccio Segato, acompanhado dos alunos do 1º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matheus Henrique Quilles e Lucas Diego de Oliveira Rodrigues, apresentaram o aplicativo VotuTransApp, desenvolvido por eles e que já se encontra à disposição na Play Store da Google. O aplicativo, que funciona off-line (sem necessitar de acesso à internet), foi concebido para que usuários de transporte público de Votuporanga e Simonsen possam obter, em seus aparelhos Android, informações importantes como locais de ponto de ônibus, linhas, horários, tarifas, dentre outras.