Biblioteca do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga realiza oficinas sobre normas da ABNT

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 22h12 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 13h20 | Acessos: 1163

O objetivo do projeto é auxiliar os estudantes na elaboração de trabalhos científicos

A Biblioteca do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga iniciou, no último dia 29 de maio, das 17h30 às 18h30, um ciclo de oficinas sobre normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, destinado a orientar alunos, servidores e comunidade externa sobre o uso adequado das normas para trabalhos acadêmicos.

A primeira oficina, que teve cerca de 30 participantes, foi dedicada à NBR 14724:2011, que trata de aspectos formais de trabalhos científicos, como capa, página de rosto, formatação geral, sumário, epígrafe, dedicatória, paginação, dentre outros. Na segunda oficina, que será realizada no próximo dia 21 de junho, os inscritos receberão instruções sobre a NBR 10520:2002, que aborda as regras para citação das fontes de consulta. A terceira oficina, programada para o mês de agosto, será destinada à NBR 6023:2002 para a elaboração de referências utilizadas na pesquisa científica. Ao longo do segundo semestre, essas três oficinas serão replicadas aos interessados que não tiveram oportunidade de participação.

De acordo com a coordenadora do projeto, a bibliotecária-documentalista Daniele SpadottoSperandio, “as oficinas são importantes para instruir os interessados e também para auxiliá-los na produção de textos acadêmicos, como artigos, pôsteres, seminários e trabalhos de conclusão de curso”.

Daniele explicou que as oficinas fazem parte do Projeto de Ensino “SOS Normalização”, que disponibiliza um bolsista, no caso, a aluna do 7º período do curso de Engenharia Civil Priscila Bordini Rodrigues, que fica à disposição dos alunos para tirar dúvidas sobre a adequada aplicação das normas da ABNT.

Para Priscila, “o projeto contribui para ampliar o conhecimento com relação às normas, pois, ainda que elas estejam publicadas e disponibilizadas aos alunos, ainda há muitas dúvidas no momento de elaboração prática do trabalho acadêmico”, explica.

Para o aluno do 1º período do curso de Licenciatura em Física Ricardo Cardoso Inoé, ter participado da primeira oficina foi muito interessante, pois ela trouxe,de forma bastante didática, conhecimentos que ainda não tinha. “Gostei de conhecer algumas determinações das normas, as quais não prezam por uma fonte de letra bonita ou por ilustrações desnecessárias, mas por regras que orientam, tecnicamente, o aluno ou pesquisador na elaboração de qualquer trabalho acadêmico. A partir de agora, aplicarei essas normas a todos os trabalhos que desenvolverei na graduação”, afirmou.

Após cada oficina, a Biblioteca disponibiliza uma pesquisa de satisfação que servirá como subsídio para continuar aprimorando esse processo didático.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no seguinte endereço:  https://goo.gl/TtWWT1.

Confira, abaixo, os horários em que a estagiária está à disposição dos alunos, na biblioteca do câmpus, para esclarecer dúvidas sobre o emprego das normas da ABNT:

Segundas-feiras, das 9h15 às 12h45 e 17h às 19h30.

Terças-feiras, das 11h30 às 12h30 e das 17h às 21h.

Quartas-feiras, das 11h30 às 12h30 e das 17h às 19h.

Quintas-feiras, das 11h às 16h.

Sextas-feiras, das 11h30 às 12h30.