Alunos e professor do Instituto Federal publicam aplicativo que disponibiliza informações sobre o transporte coletivo de Votuporanga e Simonsen

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 13h51 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h43 | Acessos: 1465
Aplicativo pode ser baixado gratuitamente

Os alunos do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Matheus Henrique Quilles, Lucas Diego de Oliveira Rodrigues, hoje matriculados no 1º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do Professor Esp. Tiago Henrique Faccio Segato, publicaram, na loja Play Store da Google, um aplicativo de desenvolvimento próprio chamado VotuTransApp.

O aplicativo, que funciona off-line (sem necessitar de acesso à internet), foi concebido para que usuários de transporte público de Votuporanga e Simonsen possam obter, em seus aparelhos Android, informações importantes como locais de ponto de ônibus, linhas, horários, tarifas, dentre outras.

O projeto foi desenvolvido enquanto os alunos ainda estavam cursando o 3º ano do Ensino Médio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática no próprio Instituto Federal. A ideia surgiu a partir de um trabalho da aluna Janaísa Cristina dos Santos que desenvolveu, em 2015, no Instituto Federal, sob a orientação do Prof. Me. Éder Antonio Pansani Júnior, um site chamado Votutrans, que disponibiliza informações sobre o transporte coletivo de Votuporanga.

Para o Prof. Tiago, apesar de o curso de MSI (Manutenção e Suporte em Informática) não ter enfoque em conteúdo mobile, os alunos fizeram pesquisa e puderam desenvolver o aplicativo. “Isso mostra que, quando os estudantes têm interesse e força de vontade, conseguem sair do trivial e criar algo que possa, ao mesmo tempo, auxiliar as pessoas e contribuir para a sua formação intelectual”, explicou.

Ainda segundo o Prof. Tiago, o próximo passo é o desenvolvimento do aplicativo para o transporte coletivo de outras cidades.

Para ter acesso ao aplicativo, é só buscá-lo na PlayStore do Google  como VotuTransAppe fazer download gratuitamente. Se preferir, acesse o link aqui

Construção do aplicativo
Logomarca do aplicativo