IFSP – Câmpus Votuporanga vence USP São Carlos nos pênaltis e leva troféu no futsal feminino

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 19h11 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 19h28 | Acessos: 942

A torcida cumpriu seu papel e estimulou as jogadoras campeãs

No último domingo (23), em São Carlos – SP, no Intercivis 2017, a equipe de futsal feminino do IFSP – Câmpus Votuporanga venceu, nos pênaltis, por 2 a 1, a USP São Carlos, equipe anfitriã. O evento é uma competição entre os cursos de Engenharia Civil, que contou com a participação das universidades USP- São Carlos, Unicamp, USP – Escola Politécnica, Universidade Federal Fluminense, FEI (Fundação Educacional Inaciana) e PUC-SP.

A trajetória do time de Votuporanga iniciou-se com uma vitória por W.O., já que a equipe adversária não se apresentou. Em seguida, a equipe enfrentou a campeã do ano passado e uma das favoritas ao título, a Unicamp. A equipe do IF votuporanguense teve controle total do jogo com a camisa 10 da equipe Thais Horikawa marcando dois gols e garantindo a vaga na final. “Desde o Intercivis de 2016, que foi quando perdemos na final para a Unicamp, a equipe começou a ser estruturada com treinos semanais pensando na competição de 2017.Quando fiz os dois gols em cima da Unicamp, sabia que tínhamos vencido um adversário que considerávamos muito forte e a sensação de chegarmos à final contra os donos da casa foi incrível”, descreveu Thaís sobre estar na final.

No jogo da final, a torcida da USP São Carlos estava em maioria e trouxe a bateria da universidade para animar suas jogadoras. Porém, a torcida do IFSP, apesar de menor, gritava e vibrava tão forte quando o som dos tambores da torcida adversária. Na primeira metade do jogo, a jogadora do IFSP, Isabella Menezes, roubou a bola na zaga da USP São Carlos e abriu o placar do jogo. No segundo tempo, depois de uma jogada bem articulada pelo time da casa, o jogo foi empatado.

No tempo regulamentar, a partida terminou empatada e, na prorrogação, a rede não balançou mais. A partida foi para os pênaltis, o que gerou a tensão e emoção comuns a essa situação. O time de São Carlos começou as cobranças com um chute defendido pela goleira Ana Carolina Batista Pires. Na primeira cobrança do IFSP, Thais Horikawa garantiu a primeira cobrança e acalmou a torcida verde. Na segunda cobrança do time adversário, a bola entrou, porém, na segunda cobrança do IFSP, a bola chutada por Isabella Menezes acertou a trave. A terceira cobrança do time de São Carlos foi para fora, e Verônica Quierote, do IFSP, marcou para o time de Votuporanga, garantindo a vitória sobre os donos da casa.

O treinador do time, João Neto, finalizou falando sobre toda a trajetória das meninas. “Como treinador, acompanhei o percurso delas e ganhar foi uma sensação única. Vi o empenho delas treinando duas vezes na semana, indo todas no treino sem faltar. E, quando as vi vencendo duas faculdades de tradição (Unicamp e USP São Carlos), foi como se eu, mesmo sendo apenas um colaborador, estivesse jogando em campo com elas. Sempre disse que não havia adversários e que a batalha era com elas mesmas e que a vitória só dependia do esforço delas”, contou.

Foto de vários alunos do time e torcedores

Time de futsal e torcedores do IFSP

Foto dos alunos do IFSP

Time de futsal recebendo o troféu

Pessoas numa quadra comemorando

Momento da comemoração

Colaborou nesta matéria Raffaello Segregio Storino, bolsista no Projeto de Pesquisa sobre comunicação e Diretor de Comunicação da Associação Atlética Acadêmica Treze – A.A.A.X.3.