Resultados da coleta de pilhas e baterias usadas

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 14h32 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 21h51 | Acessos: 1209
O descarte inadequado de pilhas e baterias pode representar um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública, pela contaminação de solos e lençóis freáticos. Mercúrio, níquel, chumbo e cádmio são alguns dos metais presentes nas pilhas, sendo que as pilhas importadas ilegalmente, possuem concentrações de metais pesados acima dos limites estabelecidos pela Resolução nº 257/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Com o objetivo de realizar o descarte correto dos materiais citados, o técnico de laboratório de eletrotécnica Alex Sandro Teotônio da Costa está promovendo desde fevereiro de 2015 a “Campanha de coleta de pilhas e baterias usadas” no Instituto Federal de Votuporanga. Encontra-se no Bloco D um recipiente (foto abaixo) no qual servidores e alunos podem fazer o descarte.

Recipiente de descarte sobre uma carteira escolar

Recipiente de descarte

Desde o início da campanha no ano de 2015, foram coletados aproximadamente 2.800 pilhas e baterias de diversos tipos.

Uma vez por mês os materiais são levados ao Ecotudo de Votuporanga que é um centro municipal responsável pela reciclagem e descarte de resíduos domésticos.

Traga suas pilhas usadas e deposite no recipiente. O descarte correto de resíduos é compromisso de todos!

Cartaz de divulgação