Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
cotesi

Cotesi 2023: Programação

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 18h04 | Última atualização em Domingo, 14 de Maio de 2023, 17h46 | Acessos: 1076

Congresso acontece desde 2014


 


A oitava edição do Congresso de Tecnologia e Sistemas da Informação, conhecido como Cotesi, acontece de 15 a 19 de maio de 2023 no Anfiteatro do Câmpus Votuporanga. Nesta sexta edição 2023, o Cotesi aprofunda sua vocação multitemática e oferece aos estudantes dos cursos de Técnico em Informática, Análise & Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação oportunidade de formação complementar atualizada, além de espaço para divulgação da produção científica do câmpus.

Os estudantes também produziram um hotsite externo ao domínio ifsp.edu.br, que pode ser acessado clicando aqui.

Inscrições. São gratuitas e abertas a comunidade em geral, com emissão de certificados para os participantes que desejem somar carga-horária de Atividades Complementares para cursos de graduação. Os interessados devem acessar o Sistema Suap, inscrevendo-se pelo link de cada atividade, conforme a programação abaixo.


Programação

15/05  Atividades Links para inscrição
8h às 9h40

Título: A vivência em uma software house

Descrição: Se você já utilizou qualquer tipo de software e tem interesse em entender como é realizado todo o processo de desenvolvimento de softwares em softwares houses, responsáveis por suprir grande parte dos sistemas que utilizamos em nosso cotidiano, então essa palestra é para você!

Palestrante: Wesley Fernandes (Desenvolvedor de Software na Code Software)

Sistema Suap
10h às 11h40

Título: Tecnologia e desenvolvimento sustentável

Descrição: Possui experiência em gestão ambiental pública e privada. É Professor e Pesquisador, atuando nas áreas de Engenharia de Água e Solo, Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, Climatologia e Georreferenciamento e Geoprocessamento. É membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas e Usos Múltiplos do Comitê de Bacias Hidrográficas Turvo/Grande. As tecnologias são desenvolvidas para melhorar a vida humana, desde a disponibilidade de alimentos até proporcionar o entretenimento. Mas para que a sociedade humana prospere no futuro será necessário que o desenvolvimento tecnológico proporcione soluções que compatibilize o uso dos recursos naturais com a sustentabilidade. Portanto, essa será a discussão principal na palestra "Tecnologia e desenvolvimento sustentável" a ser apresentada pelo Prof. Luiz Sergio Vanzela, ou seja, como a tecnologia pode ser utilizada em benefício da sustentabilidade.

Palestrante: Luiz Sérgio Vanzela (Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia)

Sistema Suap
16/05

 Atividades

Links para inscrição
8h às 9h40

Título: Bate-papo sobre software livre

Descrição: Bate-papo aberto sobre Software Livre

Envie sua pergunta ao palestrante clicando aqui.

Palestrante: Marcos Siríaco (Bacharel em Ciências da Computação, jubilado pela Itaipu Binacional, na qual trabalhava durante 30 anos. Era lotado na Divisão de Suporte Técnico da Superintendência de Informática. Trabalha com software livre desde 2003/2004. Um dos responsáveis pelo Programa de Software Livre da Itaipu e também é do time organizador da Latinoware e Latino Talks, Evangelizador da Escola 4.0 e Robótica Educacional! Viciado em gibis da Marvel e da DC, fã de Rock. Presidente da República do Chinelo - Divisão Foz do Iguaçu - PR.)

Sistema Suap
10h às 11h40

Título: Primeiros passos em Java com Spring Boot no desenvolvimento de APIs

Descrição: Bruno Gualda é Arquiteto de Soluções e especialista em Tecnologia da Informação pela Accurate Software há mais de 10 anos, sendo membro da comunidade Java Noroeste que reúne apaixonados por tudo que o Java tem a oferecer, estará trazendo na próxima semana um conteúdo essencial para todos os interessados em ingressar na carreira como desenvolvedores Java: os primeiros passos com o framework que está dominando o mercado internacional, o Spring Boot! Venha conhecer mais sobre o framework e se aventurar com tudo que o Java tem a oferecer!

Palestrante: Bruno Gualda (Solutions Architect e especialista em Tecnologia da Informação pela Accurate Software)

Sistema Suap
17/05

 Atividades

Links para inscrição
8h às 9h40

Título: Ataque DDoS - O que é e como se proteger?

Descrição: Também conhecido como Ataque DoS – um acrônimo, em inglês, para Denial of Service – é um tipo de ataque cibernético que busca indisponibilizar um serviço inundando-o com tráfego malicioso. Vamos conhecer alguns tipos de ataque, "redes zumbi" (botnets) e qual o impacto que pode ser causado por um 'DDoS Attack.'

Palestrante: Thales Gisuato (Analista de Tecnologia da Informação na FlashNet Brasil)

Sistema Suap
10h às 11h40

Título: Habilidades do futuro

Descrição: Thiago Vespa é especialista no desenvolvimento de habilidades comportamentais utilizando tecnologia, sendo referência quando se trata do assunto! Com mais de 20 anos de carreira, Thiago também é membro da comunidade Java Noroeste, que reúne os mais apaixonados pela tecnologia de desenvolvimento Java no noroeste paulista! Além disso, Thiago é Bacharel em Ciências da Computação, Mestre em Matemática e Ciências da Computação e Doutor em Liderança Executiva, além de ser Doutorando em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Você quer estar à frente das mudanças que o futuro trará para o mercado de trabalho? Então, esta palestra é para você! Aqui, você descobrirá quais habilidades serão indispensáveis daqui pra frente e aprenderá a se preparar desde já para encarar os desafios que virão. Abordaremos temas como inteligência artificial, tendências em tecnologia, habilidades comportamentais e técnicas, mercado de trabalho e o futuro das carreiras. Além disso, falaremos sobre as tecnologias que vão influenciar as profissões do amanhã. E o melhor: você receberá dicas práticas para colocar em ação tudo o que aprender durante a palestra e se destacar em sua carreira. Não perca essa oportunidade de estar à frente do seu tempo e venha aprender conosco!

Palestrante: Thiago Vespa (CEO da GVLabs e Líder de Tecnologia e Inovação na Kaspper)

Sistema Suap
18/05

 Atividades

Links para inscrição
 8h às 9h40  

Título: O uso da tecnologia da informação para resolver o gargalo de produtividade do setor de Construção Civil

Descrição: Não é de hoje que o setor de construção civil sofre com baixa produtividade e, também por isso, é um dos setores da economia que menos inova, porém, com elementos da industria 4.0 invadindo os canteiros, esses dias improdutivos parecem estar com os dias contatos. A partir da introdução da modelagem da informação da construção, o uso de algoritmos para capturar, processar, disponibilizar e apoiar as decisões nos canteiros, vem se intensificando e o objetivo desta apresentação é dar um panorama atual e futuro do uso de tecnologia da informação no ambito da construção civil, mostrando as oportunidades que podem surgir para quem está do lado da tecnologia e procura um terreno fertil para aplicar seus conhecimentos!

Palestrante: Anderson Garcia (Fundador da Nimble Virtual Solutions, Keynote Speaker e Especialista em Inovações Tecnologicas no Setor de Construção Civil)

 Sistema Suap
10h às 11h40

Título: Modelagem de Dados para iniciantes

Descrição: Daniel Reis ficou conhecido como fundador da comunidade He4rt Developers, contribuindo de maneira absurda para o mundo da tecnologia no território nacional, produzindo conteúdos de qualidade envolvendo toda a comunidade, com participação de diversos desenvolvedores de todo o mundo, fazendo com que o acesso à tecnologia e a educação se tornasse mais acessível, assim, recebendo o prêmio de MVP da Microsoft na categoria "Developer Technologies" em 2020! Atualmente, Daniel é Developer Advocate pelo banco de dados mais rápido do mundo, o famoso e "monstruoso" ScyllaDB, que conecta diversas plataformas que utilizamos em nosso cotidiano como o Discord e o iFood por exemplo! Por isso, já pensou em como são estruturados os grandes sistemas? Boa parte pode ser tirada do papel imaginando cenários e relacionamentos utilizando diversos bancos de dados. Nessa palestra trarei algumas metodologias pra facilitar a criação de sistemas de diversos modelos.

Palestrante: Daniel Reis (MVP Microsoft, Developer Advocate da ScyllaDB e fundador da comunidade He4rt Developers)

Sistema Suap 
19/05

 Atividades

 Links para inscrição
 8h às 9h40

Título: Indústria 4.0. A quarta revolução industrial.

Descrição: 

Palestrante: Paulo Fernando (Gerente Geral na FlashNet Brasil)

 Sistema Suap
10h às 11h40  

Título: LGPD - Uma abordagem prática do papel da LGPD na Proteção dos Dados

Descrição: Apresentar a LGPD e como ela impacta nossa vida como cidadão, trazendo também como atua o profissional do encarregado de dados. Mostrar um estudo de caso com mapeamento do processo, com funcionamento da pratica.

Palestrante: Luiz Carlos Aguiar (CEO da Intelecto Solutions)

Sistema Suap

 OFICINAS - 18/05 ⇒ 13h30 às 17h

Facilitador Titulo Descrição
Cris Paschoali   Introdução ao LaTeX - processando e formatando seus textos acadêmicos de forma simples  Se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre como utilizar o LaTeX para processamento e formatação de textos acadêmicos, saiba que esta é a oficina certa para você! Com esta oficina você terá uma introdução prática de como pode ser feito o uso de LaTeX em seus textos e dissertações acadêmicas!
Ubiratan Nascimento  Cybersegurança: da privacidade a investigação digital  Manter os nossas informações em segurança é uma responsabilidade das empresas que captam e administram estas informações, mas acima de tudo é dever de cada pessoa. Com base nisso, precisamos entender algumas ferramentas que estão disponíveis para nos ajudar e de que forma podemos assegurar mais proteção aos nossos dados. Entendendo toda insegurança que os usuários promovem, com praticas não recomendadas, os criminosos fazem uso para vantagem própria. Uma investigação digital apresenta modos lícitos de encontrar dados abertos encontrando informações expostas que nem tínhamos esse conhecimento.
Natal Henrique Cordeiro  Como controlar o meu primeiro robô por meio da plataforma Arduino  Se você alguma vez já teve interesse em iniciar no mundo de desenvolvimento de tecnologias voltadas para o uso em robôs e automação, saiba que esta é a oficina certa para você, na qual será apresentada a plataforma Arduíno para desenvolvimento de controladores simples e robôs!
Eduardo Prando  Gerenciadores de referências bibliográficas - Mendeley  "O gerenciador de referências bibliográficas Mendeley é uma ferramenta importante para estudantes, pesquisadores e acadêmicos de todas as áreas. O gerenciador de referências bibliográficas Mendeley pode ajudar a tornar seu trabalho acadêmico mais organizado, eficiente e preciso.

- Ajuda a organizar suas referências bibliográficas de forma eficiente, permitindo que você as acesse facilmente quando necessário. Ele permite que você adicione tags, notas e anotações para cada referência, facilitando a organização e a localização de informações importantes.
- Permite que você crie citações e bibliografias facilmente, economizando tempo e garantindo a precisão de suas referências. Ele também oferece estilos de citação populares para diferentes disciplinas acadêmicas, garantindo que suas referências estejam de acordo com as normas e padrões exigidos.
- Permite que você compartilhe suas referências com colegas e colaboradores, tornando a colaboração e a revisão mais fáceis e eficientes.
- Permite que você acesse suas referências a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo que você trabalhe em seus projetos de pesquisa em qualquer lugar e a qualquer momento.
- Oferece uma plataforma para a descoberta de novas referências bibliográficas, permitindo que você explore artigos e publicações relacionados à sua área de pesquisa.

OBS.: Pode trazer notebook pessoal"

João Lanjoni Crystal: uma linguagem para humanos e computadores  Com novos tempos surgem novos desafios, por isso, novas tecnologias são exigidas para que o desenvolvimento de software possa alcançar outros patamares. Nesta oficina você vai conhecer Crystal, uma linguagem de programação para humanos e computadores que busca revolucionar a sua forma de programar, implementando conceitos relacionados à concorrência e paralelismo de maneira única, sendo uma linguagem nova que promete muito para os próximos anos de desenvolvimento!
registrado em:
Assunto(s): cotesi , bsi , congresso
Fim do conteúdo da página