Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor do Campus Votuporanga tem artigo publicado em revista internacional

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 15h40 | Acessos: 715
       O Professor do Campus Votuporanga do IFSP, Cleiton Lazaro Fazolo de Assis, publicou, no mês de novembro deste ano, o artigo “Micro end-milling of channels using ultrafine-grained low-carbon steel” no International Journal of Advanced Technology Manufacturing.

        A revista preenche a lacuna entre revistas científicas de pesquisa pura e as publicações mais práticas sobre sistemas de automação de manufatura. Os artigos publicados possuem um alto padrão de excelência devido ao rigoroso processo de avaliação. A revista abrange toda a gama de tecnologia de fabricação avançada publicando trabalhos sobre robótica; inteligência artificial, incluindo a tecnologia de fala, visão e percepção tátil; pinças; controladores programáveis; lasers e outros processos avançados; montagem programável; sistemas flexíveis de manufatura; fabricação integrada por computador; inspeção; equipamento de teste automático; simulação; motores, controles e unidades; rede de área local; planejamento e controle da produção; logística e gestão da cadeia de abastecimento; fatores humanos; e economia.
        Segue resumo do artigo:
        “Micro end-milling of channels using ultrafine-grained low-carbon steel”
        Nos processos de microusinagem, a interação entre a ferramenta de corte e o material da peça podem causar danos na superfície usinada relacionados a deformação do material. Seria interessante que a microestrutura da peça acompanhe a escala dos parâmetros de usinagem. Muito pouco tem sido investigado sobre a resposta de materiais modificados metalurgicamente quando submetidos a processos de microcorte. Este artigo avaliou o efeito de um material de grãos ultrafinos no microfresamento de microcanais. Um aço baixo carbono bifásico (ferrita-perlita) foi submetido a laminação a morno para refino de grão (de 11 para 0,7 μm de tamanho médio de grão ferrítico). O efeito do raio de aresta, avanço por dente, diâmetro da ferramenta e velocidade de corte sobre a rugosidade e formação de rebarbas no microfresamento do material original e modificado foram avaliados. O material com grãos ultrafinos mostrou melhores resultados de acabamento superficial e menos rebarbas quando comparado ao material original (bifásico). A modificação metalúrgica de aços baixo carbono pelo refinamento de grão favoreceram o microfresamento de canais, tornando possível estender as aplicações dessa classe de aços.
Veja o artigo aqui (Inglês).
registrado em:
Fim do conteúdo da página