Comunicado sobre o Google Drive institucional
Estudantes e servidores devem migrar seus arquivos e conteúdos até 02/10/2022
Devido as restrições de uso da plataforma Google Workspace Education Fundamentals, com as mudanças de sua política para armazenamento de dados, o IFSP, publicou a Instrução Normativa n. º10/2022, que regulamenta o uso das plataformas de produtividade no Instituto e normatiza as regras para uso, criação, administração, e exclusão de contas de acesso à plataforma Google. A IN indica quais as ferramentas Google estarão disponíveis para os membros da comunidade interna do IFSP, as permissões de acesso, regras de uso específicas da Instituição e demais situações que envolvam a plataforma.
Com isso segue um resumo das medidas a serem tomadas pelos Usuários:
Estudantes
- Devem migrar seus conteúdos de interesse pessoal constantes em espaço individual no Google Drive para outros destinos (como o Microsoft One Drive, ainda disponível para a Instituição) ou outras ferramentas que julguem adequadas até o dia 2 de outubro de 2022. Após esse prazo, os dados serão excluídos, iniciando as atividades pelas contas com maior utilização de armazenamento individual, conforme relatórios emitidos pelas ferramentas de gestão de espaço de armazenamento da própria Google.
Servidores docentes e administrativos
- Devem migrar seus conteúdos de interesse pessoal constantes em espaço individual no Google Drive para outros destinos (como o Microsoft One Drive, ainda disponível para a Instituição) ou outras ferramentas que julguem adequadas até o dia 2 de outubro de 2022. Após esse prazo, os dados serão excluídos, iniciando as atividades pelas contas com maior utilização de armazenamento individual, conforme relatórios emitidos pelas ferramentas de gestão de espaço de armazenamento da própria Google.
- O conteúdo do drive individual que seja de interesse institucional poderá ser movido para o Drive Compartilhado do setor, cuja criação já foi realizada e os usuários receberão por e-mail a permissão de acesso e um tutorial com as instruções.
- Somente poderá ser movido para a pasta compartilhada do setor, arquivos (documentos) Institucionais de interesse do setor, pois o espaço disponível para o campus é de somente 20Gb. Não será permitido arquivos de imagens e vídeos, como por exemplo, gravações de aulas realizadas pelo Meet.
Existe um FAQ disponível a respeito da utilização da plataforma Google pelo IFSP, atualizado com novas informações e situações em: https://www.ifsp.edu.br/google.
Outras informações poderão ser obtidas pessoalmente junto à Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI): O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais