Seminário aborda Hermenêutica Objetiva de Ulrich Oevermann em pesquisas sobre livros didáticos

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 19h34 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 19h35 | Acessos: 415

Evento envolve colaboração entre pesquisadores do IFSP, UFSCar e Universidade do Porto (Portugal)

Ana Paula de Sá é doutora em Linguística Aplicada e tem como foco a interface Linguagem e Educação [fotografia: arquivo pessoal]

O curso de Licenciatura em Física do Câmpus Votuporanga do IFSP promove o seminário "Possibilidades de uso da Hermenêutica Objetiva em pesquisas sobre livros didáticos", que ocorrerá no dia 2 de setembro de 2022, às 14h, em formato online, por meio da plataforma Google Meets. O evento é organizado pelo professor Ivair Fernandes de Amorim, pedagogo, professor do curso e orientador do trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante Vitor Hugo Dias Ferrara, que utilizará, em sua pesquisa, a metodologia que é tema da atividade.

O seminário parte de palestra a ser proferida pela pesquisadora Ana Paula de Sá (FPCEUP), sob mediação de Luiz Roberto Gomes (UFSCar), e trata da Hermenêutica Objetiva, que é uma abordagem de pesquisa social empírica qualitativa elaborada por Ulrich Oevermann e adaptada ao contexto da educação por Andreas Gruschka. Difundida na Alemanha e bastante centrada em análises de interação de sala de aula e/ou de entrevistas envolvendo sujeitos do contexto escolar, sua recente aproximação de pesquisas sobre livros didáticos tem se revelado apropriada à verificação de contradições didático-pedagógicas, ao mesmo tempo em que impõe desafios teórico-metodológicos decorrentes das especificidades de tal corpus.

Durante a atividade, serão compartilhados alguns resultados obtidos com esse tipo de abordagem, assim como serão debatidas as eventuais adaptações necessárias à adequação do método aos estudos de materiais didáticos.

Inscrições. O evento é gratuito e tem como público-alvo estudantes de licenciatura, sendo aberto à comunidade em geral. Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Suap até o dia 01/09/2022. Haverá emissão de certificados para os inscritos que participarem integralmente do seminário.

Currículo da palestrante. Doutora em Linguística Aplicada e Mestra em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua atividade de investigação e suas publicações inscrevem-se na área de Linguagem e Educação, com foco no ensino de leitura/literatura proposto por livros didáticos. Entre 2020 e 2022, desenvolveu um estágio pós-doutoral (PNPD/Capes) junto ao Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar). Em 2022, deu início a um novo estágio pós-doutoral, desta vez junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).