CeLin divulga hai-kais vencedores de concurso literário

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 17h45 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 17h45 | Acessos: 589

No segundo semestre de 2021, o CeLin – Centro de Línguas do câmpus Votuporanga promoveu o Concurso Literário de Hai-Kais, com o intuito de estimular a escrita, em especial, a produção literária poética.

Os hai-kais são pequenos poemas curtos de tradição oriental com média de 130 caracteres. Nesse gênero textual, a palavra é decantada a ponto de exprimir o estritamente necessário, não de forma referencial, mas em sua expressão mais subjetiva.

O concurso foi dividido em 3 categorias: 1) alunos do ensino técnico integrado do IFSP – Câmpus Votuporanga; 2) alunos dos cursos superiores do cãmpus Votuporanga; 3) Servidores e comunidade externa. Cada inscrito poderia concorrer com até 3 hai-kais.

Após o envio dos textos, uma comissão formada pelos professores vinculados ao CeLin do câmpus Votuporanga (Aliana Lopes Câmara, Eduardo Catanozi, Gerson Rossi, Lucimar Bizio, Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo, Marina da Silva Margioti),  fizeram a leitura e a seleção dos melhores hai-kais. Ao todo foram inscritos 140 textos e a comissão julgadora escolheu os 5 melhores de cada categoria. Na categoria de servidores e de membros externos não houve textos inscritos.

Segundo a Profa. Dra. Aliana Lopes Câmara, “O contato com a Literatura nos permite uma reflexão mais demorada sobre a vida e sobre nós mesmos. Daí a importância de dar a oportunidade aos alunos de irem mais além do mundo real, que nos aprisiona em tempos e espaços tão definidos, para alcançar novos mundos em paisagens desconhecidas".

Já o Prof. Dr. Eduardo Catanozi explicou que o concurso é uma excelente estratégia de estímulo ao interesse pela leitura, uma vez que os alunos passam a ter um propósito a mais para redigir os seus textos. “O acesso a informações, na contemporaneidade, produz uma sensação de celeridade temporal que impacta nas relações humanas, nas artes... Na literatura, cada vez mais as pessoas buscam por relatos breves, que atendam às necessidades de fruição do texto literário, motivo pelo qual os hai-kais têm se despontado como um gênero (ou subgênero?) literário extremamente curto (sem que percam a poeticidade), que podem auxiliar na promoção do letramento literário”, contou.

Confira, a seguir, os textos vencedores do concurso:

Vencedores da Categoria 1 (Alunos dos Cursos Técnicos Integrados do do IFSP – Câmpus Votuporanga):

Camilly da Silva Januário (2º ano - Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio)

Noite

Silencio

Música no ar

Leticia Fachesi Carneiro (2º ano - Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio)

Um livro ao fim

E um universo inteiro

Em paz enfim.

Kamili Aparecida Della Croce (2º Ano – Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio)

A luz surge,

as lágrimas somem em sintonia

e eu adentro meu ser, feito poesia.

Maria Luiza dos Santos Pique (1º ano - Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio)

Brisa

Pintadas de outono

Tuas folhas são sussurros

Prontas para ir.

João Augusto Lissoni Lanjoni (3° ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio)

E nas fotografias

Eu me lembro de todas as vezes

Que a vida teve um sentido.

Vencedores da Categoria 2 (Alunos de Cursos Superiores do IFSP – Câmpus Votuporanga):

Beatriz Mayumi Katayama Naime (2º período de Engenharia Civil)

Pássaros agitados

Vermelho no chão...

Uma amoreira!

Bruno Masahal Tino Evangelista (2º período de Engenharia Civil)

Sinônimos, a um leitor

antônimo, bom seria

se fossem as palavras.

Jhordan Ane dos Santos (2º período de Engenharia Civil)

Me apaixono por esta arte

Coloco meus sentimentos

Na ponta do meu lápis

Maristela Aparecida Correa Ortiz (2º período de Engenharia Civil)

Matrimônio conturbado

Insultos, violência

Viúva negra ou condenado?

À tarde, nos caminhos

fios, assovios