Projeto Mães Inclusivas

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 19h32 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h06 | Acessos: 869

Mães Inclusivas: a narrativa das mães de alunos público alvo da educação especial

O projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Votuporanga é coordenado pelos professores Bizio e Danitiele e pelo NAPNE com a colaboração do bolsista Esmael Caetano, aluno do curso de Engenharia Civil

O objetivo deste projeto de pesquisa e extensão é refletir o papel da família no processo de inclusão partir da narrativa e das experiências vividas pelas mães de alunos públicos-alvo da Educação Especial. O desenvolvimento deste projeto acontecerá a partir de momentos de formações apoio às mães inclusivas, onde elas serão convidadas para discutir a temática em cada encontro. No total, serão quatro encontros, em que serão discutidos, nesse primeiro momento do Projeto: Surdez, Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Autismo. Serão encontros online, pela plataforma do YouTube IFSP Votuporanga, aberto para toda comunidade: familiares, professores, servidores, pessoas da saúde e todos interessados, sempre acessível em Libras.

Propondo, dessa forma, uma ação organizada pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educativas Específicas) do Câmpus Votuporanga, momentos que cuide, de forma especial, das mães, que muitas vezes, diante da deficiência de seu filho(a), ficam “esquecidas” em suas necessidades pessoais, emocionais, e até financeiras. O Projeto visa destacar o empoderamento dessas Mães Inclusivas.

Assista a primeira Live - A hora e a vez da Surdez - clique aqui

Assista a segunda Live - A hora e a vez da Deficiência Intelectual - clique aqui

Assista a terceira Live - A hora e a vez do TDAH - clique aqui

Assista a quarta Live - A hora e a vez do Autismo - clique aqui