Curricularização da Extensão nos cursos de graduação do Instituto Federal de São Paulo

Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 22h09 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 17h53 | Acessos: 695
A Extensão da educação superior no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE),  é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (CNE - Resolução nº 7/2018).

A curricularização da extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024) e foi regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que consiste na  adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir  um percentual mínimo de 10% (dez por cento) na carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação, direcionados para as atividades de extensão e orientados prioritariamente para as áreas de grande pertinência social (Meta 12.7 da Lei n 13.005/2014).

Após “Live” de apresentação e discussão da minuta da "Curricularização da Extensão" nos cursos de graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorrida em 19/06/ 2021 ( https://youtu.be/gw2-KI1GwNQfoi aberto o período de consulta à comunidade interna e externa dos campi com o objetivo de propor ações aditivas, aglutinativas, de redação, modificativas, substitutivas e supressivas com as respectivas justificativas ao texto final.

Para tanto, a CEX (Coordenadoria de Extensão) solicita, gentilmente, a sua contribuição preenchendo o formulário (link abaixo) até o dia 04/07/2021 para que, posteriormente, os resultados dessa consulta sejam apresentados à comunidade do Câmpus Votuporanga e enviados à Pró-Reitoria de Extensão (PRX) para compilação final do texto do documento.

Link de acesso ao formulário (Prazo de envio: 04/07/2021):   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8xcDcx7rNT6oGpq4DA02ReVI2Lq7YFt1mx1pXPhrB-dorOQ/viewform

Link de acesso a "Live" da PRX/IFSP: https://www.youtube.com/watch?v=gw2-KI1GwNQ

Cronograma:

CRONOGRAMA DE CONSULTA À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA DO CÂMPUS VOTUPORANGA SOBRE A MINUTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
EVENTO DATA
Contribuição individual via formulário eletrônico 22/06/2021 a 04/07/2021
Reunião entre as áreas para análise da minuta (sugestões) 30/06/2021
Reunião Geral: apresentação da contribuição da comunidade do Câmpus Votuporanga 07/07/2021
Prazo final para submissão da proposta do câmpus para Pró-Reitoria de Extensão (feita pela CEX via formulário eletrônico) 12/07/2021