Projeto do Campus Votuporanga é aprovado pelo CNPq

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 15h40 | Acessos: 956

O projeto "Acessibilidade facilitada por triciclo elétrico", coordenado pelo Prof. Claudiner Mendes de Seixas, foi aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Chamada Pública N º 94/2013 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica.

Sendo o único projeto do IFSP a ser aprovado pela Linha 2 Faixa C, tem por finalidade promover acessibilidade e inclusão social, por meio de transporte adaptado a portadores de necessidades especiais. De acordo com o Prof. Claudiner, "o objetivo é projetar e construir um protótipo de um triciclo elétrico portátil e de fácil manuseio/operação para permitir que pessoas com dificuldade de locomoção, porém não totalmente imóveis, se locomovam igualando-se às pessoas que não apresentam tal necessidade. Além da inclusão social, o projeto visa também a popularização e difusão de tecnologia assistiva".

Espera-se como resultados e impactos deste projeto, proporcionar facilidades à acessibilidade e ao transporte de pessoas com necessidades especiais; garantir inclusão e igualdade no deslocamento para pessoas portadoras de necessidades especiais; desenvolver e aplicar tecnologia assistiva própria (voltada à acessibilidade); difundir tecnologia e incentivar novos projetos por meio do exemplo; proporcionar o envolvimento dos alunos na busca de alternativas inovadoras, estudos dirigidos , além de integração do grupo e das áreas técnicas dentro do IFSP promovendo a interdisciplinarização (ex.: eletrotécnica, mecânica, informática); criação de eventos que envolvam os alunos, servidores e comunidades para garantir difusão e aprimoramento de tecnologia.

O protótipo deverá despertar a vocação científica inovadora da comunidade em geral e provocará desafios para aplicabilidade da tecnologia assistiva.