Câmpus Votuporanga retoma atividades letivas no dia 20 de julho

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h58 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 20h01 | Acessos: 1901

Decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho de Câmpus no dia 03/07

Câmpus Votuporanga [foto: reprodução]

As atividades letivas de 2020 serão retomadas no dia 20 de julho no Câmpus Votuporanga, utilizando-se do Ensino Não Presencial. A autonomia para que as suas 36 unidades em funcionamento pudessem decidir pela retomada do calendário letivo foi concedida pela reitoria do IFSP no dia 29 de junho, por meio da Portaria 2.553/2020.

Com base em diretrizes institucionais sistêmicas, a Direção-Geral do Câmpus Votuporanga constituiu Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de proposta de retomada das atividades letivas. Tendo como referência o acúmulo de reuniões diárias, debates e análises, mas sobretudo de pesquisas (enquetes e questionários) aplicados junto a servidores e estudantes, o GT concluiu sua proposta já no dia 1 de julho, dia em que reunião extraordinária do Conselho de Câmpus (Concam) foi convocada em regime de urgência.

As reuniões do Conselho de Câmpus têm ocorrido por videoconferência com transmissão ao vivo no Youtube [foto: print de tela]

A retomada é precedida de etapas de formação continuada desenvolvidas para o corpo docente durante o mês de junho, precisamente entre os dias 2 e 23. No total, foram oferecidas 12 oficinas, abrangendo mídias digitais, plataformas educacionais eletrônicas, produção audiovisual e utilização de ferramentas criativas.

No dia 13 de julho, os planos de atividades dos professores do Câmpus Votuporanga foram enviados para análise e assessoria da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, requisito para o início do Ensino Não Presencial. Neste site oficial, já está no ar menu especial com instruções e informações aos estudantes.

Confira as principais datas:

Retomada das atividades letivas do 1º semestre de 2020 20/07/2020
Encerramento do 1º semestre de 2020 02/10
Conselho consultivo 05 e 06/10
Férias docentes/recesso 07 a 20/10
Início do 2º semestre de 2020 21/10
Pausa de Natal/Ano Novo (recesso) 23/12 a 03/01/2021
Retomada do 2º semestre de 2020 04/01/2021
Encerramento do 2º semestre de 2020 23/02/2021

Live no dia 16/07. Nesta quinta-feira, o professor Marcos Amorielle Furini, Diretor-Geral, prestará esclarecimentos e responderá a dúvidas de estudantes e familiares ao vivo, a partir das 19h. A transmissão ocorrerá no perfil oficial do Câmpus Votuporanga na rede social YouTube e terá interpretação em Libras.

O gestor também reforçará a importância da plataforma Moodle e a necessidade de que todos os estudantes ativem o email institucional.

Doação de equipamentos. O IFSP segue com Chamada Pública aberta para a intermediação de doação de equipamentos (notebooks, desktops e tablets) aos estudantes por parte de pessoas físicas e jurídicas. As propostas de doações serão aceitas durante todo o ano letivo de 2020.

Empréstimo de computadores de mesa. Emergencialmente, o Câmpus Votuporanga tem inscrições abertas até 19/07 para empréstimo de 40 computadores, tendo como prioridade os estudantes inscritos na Política de Assistência Estudantil (PAE).

Acesso à Internet. O Câmpus Votuporanga tem Chamada Pública aberta para captação de apoio para oferta de serviços de internet para estudantes, com o objetivo de viabilizar condições de acesso às atividades de Ensino Não Presencial. As propostas de doações serão aceitas durante todo o ano letivo de 2020.

Emergencialmente, desde o dia 13 julho está em implantação o Auxílio Inclusão Digital, no valor de R$ 100,00, destinado aos estudantes que, após aplicação de questionários, receberão parcelas mensais. A iniciativa do Câmpus Votuporanga se enquadra no Programa de Ações Universais, previsto na Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSP, e está dispensada da execução de edital. Serão utilizados recursos próprios, previstos no orçamento 2020 do Câmpus Votuporanga.