Professores do IFSP falam sobre suas experiências de pesquisa em artes em ciclo de palestras

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 17h41 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 12h14 | Acessos: 677

Evento tem inscrições abertas e haverá emissão de certificado para o ciclo que termina em 13/07/2023

Quais são as possibilidades de se pensar, construir e produzir pesquisa no campo das Artes com base na produção poética-artística? E quais os métodos e processos artísticos empregados para a realização de uma pesquisa acadêmica em práticas artísticas? As inquietações suscitadas por essas questões são tema do evento de extensão “Artistas falam sobre suas pesquisas: a pós-graduação em artes visuais”, que começou dia 23 de fevereiro, em formato virtual.

A realização é do Departamento Acadêmico de Artes (Dartes) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) com organização da docente Priscila Rampin e da discente e monitora Camila Sá, ambas da Artes/Unir, e do docente Anésio Azevedo Costa neto, docente do Câmpus Votuporanga. Também colabora com a equipe de organização a professora de Artes Amanda Cristina de Sousa, mestre em Artes pela UFU e docente no Câmpus Votuporanga.

O ciclo de palestras é formado por painel de 9 apresentações e tem como público-alvo estudantes de artes em todos os níveis, professores e professoras dos ensinos médio e fundamental, e também à comunidade em geral interessada por arte. “A ideia para o evento surgiu da necessidade de minha amiga e artista, Priscila Rampin, em oferecer um curso de extensão na Unir que dispusesse ao público afeito às artes, mas também à docentes do ensino básico, todo o arcabouço teórico em pesquisa que nós, artistas pesquisadores, tivemos contato nos últimos anos. Priscila entrou em contato comigo em novembro de 2022 e finalizamos a ideia deste curso neste ano, em meados de janeiro. Acredito que o mais importante, a partir de agora, é abrirmos ao público afeito toda essa caixa de ferramentas composta de conceitos, métodos e operações artísticas que adquirimos em nosso doutorado na Universidade de Brasília, ao longo dos últimos anos.”, conta Anésio.

O objetivo principal, segundo Anésio, é difundir o conhecimento produzido no campo das artes e gerar a instrumentalização introdutória para desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa prático-poética.

Inscrições. Os interessados deverão preencher este formulário.

Anésio Neto é professor de Filosofia no Câmpus Votuporanga e doutor em Artes pela UNB [fotografia: arquivo pessoal]

A apresentação de Anésio Neto será no dia 22 de junho de 2023. Artista multimídia, é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Mestrado em Arte na Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado em Arte Contemporânea pela UnB (linha de pesquisa: Poéticas Contemporâneas). Desenvolve pesquisa na área de performance audiovisual, Arte e Natureza e Arte Sonora. Pesquisador associado ao IDMIL (McGill Univeristy), membro fundador do Grupos de Estudos e Pesquisa em Imersividade e Ambientes Expandidos - GEPIAE. e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Artísticas (GEPPA) da UnB.

O evento interinstitucional também terá painel do professor Eduardo César Catanozi, no dia 6 de julho de 2023. O docente é da área de Letras e tem mestrado e doutorado na Unesp. Desde de 2017 em atuação no Câmpus Votuporanga, apoia e desenvolve espetáculos cênicos protagonizados por estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Já dirigiu apresentações no Festival Literário de Votuporanga, o  FLIV, e colabora com o Centro de Línguas (CeLin) da unidade.