Estudantes do Pibid de Licenciatura em Física promovem atividade “Mulheres na Ciência"

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h39 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h42 | Acessos: 1275
Profª Drª Lilian Soares Rodrigues, licenciada em Física, mestre em Ciência dos Materiais, doutora em Engenharia dos Materiais e pós-doutora em Física
imagem sem descrição.

A Semana da Mulher do Câmpus Votuporanga teve participação do Pibid do curso de Licenciatura em Física, que ofereceu a atividade “Mulheres na Ciência” na manhã do dia 12 de março. Protagonizada por estudantes de Física, a atividade foi dirigida para estudantes e professores da Escola Estadual Enny Tereza Longo Fracaro com o objetivo de destacar a importância da mulher na Ciência e na sociedade.

A Profª Drª Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva e a Prof. Ms. Marina da Silva Margiotti Machado, que atuam no curso de Física do Câmpus Votuporanga e coordenam o Pibid, destacam o êxito feminino em titulação e produção acadêmico-científica: “As mulheres ocupam um espaço cada vez maior na ciência, já são responsáveis por cerca de metade da produção científica nacional”, destaca Anna. “Por isso, buscamos reconhecer e incentivar o papel da mulher como produtora de conhecimento, especialmente na área de ciências exatas, que ainda é dominada por homens”, completa Marina.

Complementando a proposta do “Mulheres na Ciência”, os pibidianos convidaram a Profª. Drª. Lilian Soares Rodrigues, licenciada em Física, mestre em Ciência dos Materiais, doutora em Engenharia dos Materiais e pós-doutora em Física, que proferiu depoimento sobre sua trajetória como mulher da ciência, compartilhando fatos e esclarecendo dúvidas.

De acordo com os pibidianos, a atividade foi muito importante para mostrar a atuação das mulheres no campo da Ciência & Tecnologia e para incentivar cada vez mais meninas a estudarem áreas como as Ciências da Natureza, que ainda são dominadas por homens. “Foi uma experiência interessante, pois os alunos do Ensino Médio puderam expor suas ideias e entender um pouco mais sobre as experiências vivenciadas pelas mulheres cientistas”, disse Liliane Longo, aluna do terceiro ano de Física e bolsista do Pibid.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar a graduandos em licenciatura de Instituições de Educação Superior (IES), ainda na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, por meio da concessão de bolsas para atuação em projetos que promovam a observação e reflexão sobre a práxis profissional. Os discentes são acompanhados por um professor da escola parceira e por docente responsável pelo Pibid de sua instituição.

Atualmente, 10 graduandos do curso de Licenciatura em Física do Câmpus Votuporanga atuam em parceria com a Escola Estadual Profª Enny Tereza Longo Fracaro, com previsão de atividades até o final de julho de 2019, desenvolvendo estas ações:

- Ciclo de debates a partir de filmes e documentários que tratam de assuntos relacionados à ciência;

- Confecção de jogos para o ensino de Física;

- Desenvolvimento de experimentos de baixo custo com os alunos de Ensino Médio;

- Elaboração de caixas temáticas com ideias para o ensino de alguns tópicos de Física;

- Participação em eventos acadêmicos para divulgar as ações desenvolvidas.

Estude Física no IFSP

O Câmpus Votuporanga do IFSP oferece, anualmente, 40 vagas para o curso de Licenciatura em Física, desenvolvido no período noturno e com duração de 4 anos. O ingresso se dá pela nota do Enem, através da participação no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Prof. Ms. Eduardo Rogério Gonçalves, coordenador do curso de Física, tem atuado na divulgação do curso e fala da carência de professores de Física e do potencial do mercado de trabalho para contratação de profissionais na Educação Básica e Superior: O curso está muito bem articulado, fazendo várias parcerias com escolas de Votuporanga e região, buscando formar profissionais extremamente qualificados.