III Simpósio de Inclusão: participe

Publicado: Sábado, 16 de Setembro de 2023, 19h48 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 11h57 | Acessos: 1377

Evento é organizado pelo Napne e celebra o Mês da Pessoa com Deficiência (Setembro Verde) e o Setembro Surdo (Setembro Azul)

O Campus Votuporanga do IFSP promove, nos dias 19 e 20 de setembro de 2023, o III Simpósio de Inclusão: desafios, possibilidades e estratégias educacionais, que abordará surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e demais deficiências e transtornos através de narrativas pessoais. A programação é aberta ao público em geral e será inteiramente interpretada em Libras.

A iniciativa é do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o Napne, coordenado pelo professor Lucimar Bizio. A primeira edição ocorreu em 2019, antes da pandemia. O evento integra ações institucionais de aniversário do Campus Votuporanga (21 de setembro).

São parceiros do IFSP o Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD) de Votuporanga, a Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga, o Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga (Idav), o Recanto da Tia Marlene (Associação Fraterna da União dos Pais e Amigos das Crianças Especiais - Afupace), o Senac Votuporanga e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Fernandópolis (Apadaf).

Inscrições. Os estudantes do IFSP e servidores públicos municipais interessados na emissão de certificados devem inscrever-se pelo Sistema Suap. Escolas que desejam trazer estudantes devem entrar em contato por este e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

19/09/2023

Abertura oficial e Apresentação cultural em Libras

Palestra: “Valorização da vida”

Lucas Martins Mira (Bacharel em Direito, cego)

Palestra: “Narrativas de uma pessoa com deficiência”

Prof. Djalma Nogueira

Roda de conversa com mães atípicas

Ana Cláudia Picolini, Fernanda Blanco e Mariane Marangoni (Getea)

Observação: mães de crianças e adolescentes autistas podem comparecer sem a necessidade de inscrição prévia.

12h30 a 13h30

(intervalo para almoço)

Palestra: “Narrativa de uma pessoa com Down”

Caio Augusto Oliveira Marcelino de Freitas (Senac Votuporanga)

Palestra: “Narrativas de um estudo surdo”

Daniel Fialho (pedagogo surdo) e Kayke Nunes (estudante surdo do 3º ano do curso Técnico em Informática/IFSP Votuporanga)

Palestra: “Superação de vida”

Profª Eva Aparecida de Oliveira

Barbosa

20/09/2023

Capoeira com o Recanto da Tia Marlene

Palestra: “Narrativas de refugiados”

Prof. Mussa Diabate (IFSP)

Palestra: “Narrativa de uma mulher autista e TDAH”

Profª Mariana Reis

Visita a Exposição de obras de Artes

Professores Amanda de Souza (IFSP) e Anésio Neto (IFSP)

Apresentação cultural

Prof. Lucimar Bizio (Coordenador do Napne do Campus Votuporanga do IFSP)

Palestra: “Relato de Vida: Baixa visão”

Rejane de Souza Gomes Tonanni (Senac)

Relato de vida: “Show de Mágica”

Fernando José de Oliveira (Senac)

Equipe do Napne produziu mural no corredor do Bloco E do Campus Votuporanga

Mais informações pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 17 3426 6998.

O Campus Votuporanga do IFSP está localizado na Avenida Jerônimo Figueira da Costa, número 3014, no Bairro Pozzobon, Zona Norte de Votuporanga-SP.