I Simpósio de Inclusão: participe

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 17h05 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 15h57 | Acessos: 3389
Evento tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
imagem sem descrição.

O Câmpus Votuporanga do IFSP promove, entre nos dias 10 e 11 de setembro, o I Simpósio de Inclusão, que tratará a surdez e demais deficiências com programação diversificada e aberta ao público em geral, sem a necessidade de inscrição prévia.

A iniciativa é do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o Napne, e conta com a colaboração da Comissão de Formação Continuada, que atua junto ao público docente. Liderado pelo Prof. Dr. Lucimar Bizio e pela tradutora/intérprete de Libras Jéssica Jeane Mendonça da Silva, o evento terá abertura musical protagonizada por estudantes do 1º ano do curso Técnico em Informática, com a apresentação, em Libras, da música Família, de autoria da banda de rock nacional Titãs.

O dia 10 terá como destaque o 1º Encontro de Estudantes Surdos do IFSP.

São parceiros do IFSP o Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência (CMPcD) de Votuporanga, a Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga, o Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga (Idav), o Recanto da Tia Marlene (Associação Fraterna da União dos Pais e Amigos das Crianças Especiais - Afupace), o Senac Votuporanga e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Fernandópolis (APADAF).

O evento também tem apoio do Grêmio Estudantil do Câmpus Votuporanga.

10/09 - Surdez:
MANHÃ

8h50 – Abertura Cultural

Apresentação, em libras, da música Família da banda Titãs

Estudantes do 1º ano do curso Técnico em Informática com os professores Osvandre Martins, Domício Júnior e Anna Isabel Saraiva

9h30 – Depoimento

"Minha Trajetória, Meus Desafios"

Olívia Menóia Garcia, psicopedagoga e professora de Libras

10h30 – Palestra

"As dificuldades do surdo na Escola Inclusiva e Sociedade"

Eloá Fernanda Stefani Topan da (APADAF)

11h30 – Oficina

"Qual o seu nome em Libras?"

Napne Votuporanga

13h30 – Palestra

"O Surdo no Esporte"

Thiago Marçal de Morais (APADAF)

14h30 – 1º Encontro dos Estudantes Surdos do IFSP

NOITE

19h30 – Apresentação Cultural

Apresentação de dança

Olívia Menóia Garcia, psicopedagoga e professora de Libras

20h30 – Palestra

"Desafios do surdo em uma Escola Inclusiva e no Trabalho"

André de Lucas Moretti, da secretaria do Senac Votuporanga

11/09 - Demais deficiências
MANHÃ

9h – Apresentação Cultural

Roda de Capoeira

Estudantes da entidade Recanto da Tia Marlene

9h30 – Apresentação Cultural

Acordeón

Cego do Idav

10h – Palestra

"O Atleta Cadeirante"

Márcio Borges, lutador de Muaythai

11h – Palestra

"Muaythai para atletas com deficiências”

Diego Lima, dono da Academia Tribo de Judá, de São José do Rio Preto. Técnico de Muaythai para atletas com deficiências.

13h30 – Palestra

"Os Direitos da Pessoa com Deficiência"

Prof. Luís Gonçalves de Almeida, do Departamento de Articulação Pedagógica (DAP) da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP

15h30 – Palestra

"Cotidiano da Pessoa com Deficiência"

Dr. Flávio Benez, médico ortopedista

17h - Palestra

"Aspectos legais da Inclusão no IFSP"

Os servidores públicos e profissionais liberais que necessitarem de certificado de participação devem enviar nome completo e número CPF para este endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.