Participação no Arduino Day completa 10 anos

Publicado: Sábado, 23 de Março de 2024, 19h29 | Última atualização em Sábado, 23 de Março de 2024, 22h39 | Acessos: 530

Campus Votuporanga foi o único representante do IFSP na edição 2024

Público presente no Arduino Day 2024 [Fotografia: acervo do IFSP]

Durante a manhã deste sábado, 23 de março, o Campus Votuporanga do IFSP participou do evento global Arduino Days 2024, completando 1 década de engajamento com a celebração anual à plataforma programável de código aberto utilizada por pesquisadores e entusiastas da tecnologia para soluções inteligentes de baixo custo. A atual edição conta com mais de 250 pontos de atividades no mundo todo, sendo 39 no Brasil.

Foram apresentados trabalhos desenvolvidos com Arduino por estudantes dos cursos técnicos e superiores. Adolescentes atendidos pelo Lar Frei Arnaldo demonstraram sumô de robôs programados com Arduino. A entidade é parceira do Campus Votuporanga em robótica educacional de viés inclusivo sócio-econômico.

O público presente no sábado letivo de hoje contou com estudantes, servidores e familiares, além de visitantes da comunidade externa. Dentre as autoridades, compareceram o vereador Jurandir Benedito da  Silva, o Jura, e o servidor público municipal Juny Figueiredo, representando Rodrigo Beleza, secretário de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga-SP.

Mostra de Trabalhos em Arduino atraiu atenção dos visitantes [Fotografia: acervo do IFSP]

A organização do evento foi liderada pelos professores Osvandre Alves Martins e Ricardo César de Carvalho, que atuam no laboratório maker, o LabIFMaker. Quando perguntado sobre o retrospecto que começa em 2015, Ricardo de Carvalho olha para o futuro: “Pela primeira vez, montes de crianças vieram ver de perto muitas das coisas, estamos plantando ótimas sementes”, comemora.

A fala do docente considera a presença dos filhos de servidores e familiares de estudantes, a equipe de crianças do Lar Frei Arnaldo e um grupo de 8 adolescentes da Casa da Criança, entidade local representada pelo gestor Marcos Antônio Graciano e pela assistente social Aline Cassiano.

“Pela primeira vez, montes de crianças vieram ver de perto muitas das coisas, estamos plantando ótimas sementes” (Ricardo de Carvalho)

Delegação da Casa da Criança [Fotografia: acervo do IFSP]

O Arduino Days 2024 também teve a presença de egressos dos cursos técnicos e superiores, a exemplo de Vinícius Eduardo Alves Oliveira, que trabalha como desenvolvedor na fintech Stone. O profissional ingressou no Campus Votuporanga em 2013 no Ensino Médio profissionalizante (Técnico em Informática) e depois cursou o Bacharelado Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de 2016 a 2018.

“A passagem pelo Ensino Médio aqui, pela mentoria que fiz na época, e o contato com os professores no ADS me ajudaram muito”, conta. No evento, o egresso reencontrou professores e aproveitou para relatar sua experiência no mercado de trabalho.

O professor Ricardo de César de Carvalho reecontra o egresso Vinícius Eduardo [Fotografia: acervo do IFSP]

LabIFMaker. Interessados em saber mais sobre a plataforma programável de prototipagem eletrônica Arduino para projetos eletrônicos interativos e a linguagem de programação necessária, podem procurar o LabIFMaker por este email para atendimento e agendamento de visita ao laboratório: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Membros do Clube da Robótica (Lar Frei Arnaldo) apresentam robôs ao público presente [Fotografia: acervo do IFSP]

Às 10h, durante o evento, o Diretor-Adjunto Educacional (DAE) do Campus Votuporanga, o professor Rafael Garcia Leonel Miani, conduziu 1 minuto de silêncio, seguido de aplausos, em memória ao estudante Marcelo Uchoa Júnior Graniero, do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), falecido em 22.03.2024.

Assunto(s): Arduino , Automação , LabIFMaker