Campus Votuporanga participa da primeira edição dos Jogos de Integração dos Servidores do IFSP

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h10 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 12h24 | Acessos: 976

Professores e técnicos administrativos competiram no futsal, no voleibol e no beach tennis

Crianças com os pais do time de Futsal Masculino [Fotografia: Cristiane Marin]

20 servidores representaram o Campus Votuporanga na 1ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores (JIS) do IFSP, realizados de 1 a 3 de dezembro em São José do Rio Preto-SP. Promovido pela Reitoria da instituição em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre atletas e comissão organizadora, para a promoção do lazer e da socialização através da prática esportiva.

Foram disputadas três modalidades esportivas: Futsal, Voleibol e Beach Tennis. As competições ocorreram nas dependências do Campus São José do Rio Preto do IFSP, Ginásio Natalone, Centro Regional de eventos e Ginásio SinComerciários.

Em algumas categorias, o Campus Votuporanga se uniu a outros campi. A medalha de ouro no Voleibol Feminino foi conquistada com jogadoras do Campus São José do Rio Preto. No Beach Tennis Feminino, a professora Juliana de Fátima Franciscani fez dupla com Rita Barbosa, do Campus Guarulhos, com quem levou o ouro. O Beach Tennis Masculino teve medalha de bronze para o professor Ivan Oliveira Lopes em dupla com Irando Neto, do Campus Pirituba.

Ivan e Juliana (à direita) sobem ao pódio com o filho após a conquista do 2º lugar no Beach Tennis Misto [Fotografia: arquivo pessoal]

Já a equipe de Futsal Masculino chegou até às quartas-de-final depois de liderar o Grupo A e deixou a competição sem derrotas, pois empatou no tempo normal e disputou pênaltis com o time misto formado pelos campi Bragança e Itapetininga, vencedor por 2x3. Para Carlos Roberto Waideman, Técnico em Assuntos Educacionais em exercício desde 2011 em Votuporanga, o momento foi de descontração e aproximou pessoas do próprio campus e de outras unidades. “O esporte une os diferentes, esporte é isso. E tivemos muitos familiares, as crianças, torcendo pra valer na arquibancada”, conta.

“Foi bom suar, rir com o pessoal. A estrutura e a organização foram boas, com arbitragem profissional, equipe de saúde e entrega de kit de suplementos”, avalia Carlos. No total, a competição teve 18 times para a categoria.

No Voleibol Masculino, a equipe do Campus Votuporanga não avançou de fase após perder na estreia por 2 sets a 0 para os servidores do Campus Birigui + Campus Presidente Epitácio e ganhar o segundo jogo por 2 sets a 0 contra o Campus São Roque.

Equipe do Voleibol Masculino venceu o Campus São Roque [Fotografia: arquivo do IFSP]

Quadro de participação do Campus Votuporanga

Modalidade Categoria Resultado Participantes
Beach Tennis Feminino 1º lugar Dupla com Juliana Franciscani (Votuporanga) e Rita Barbosa (Guarulhos)
Beach Tennis Masculino 3º lugar Dupla com Ivan Lopes (Votuporanga) e Irando Neto (Pirituba)
Beach Tennis Misto 2º lugar Dupla com Juliana Franciscani e Ivan Lopes (Votuporanga)
Futsal Masculino Quartas-de-final Elenco de Votuporanga com Alessandro de Oliveira, Carlos "Kadu", Carlos Waideman, Gustavo Nirschil, Hudson Cordeiro, José Renato, Natal Cordeiro, Newton Molina, Nilson de Freitas e Rodrigo Cleber
Voleibol Feminino 1º lugar Elenco misto com Aliana Câmara e Priscila Caetano por Votuporanga e Alessandra Bermuzzi, Andreia de Souza, Luciene Cavalcanti, Milena Brito, Renata Tironi e Tatiana Arantes por São José do Rio Preto
Voleibol Masculino 1ª fase Elenco de Votuporanga com Adir Júnior, Alexandre Fornaro, Carlos "Kadu", Eder Prado, Matheus Barros, Michael Bomm, Newton Molina e Vanderlei Cecchini

Professora Aliana Câmara com o troféu do Voleibol Feminino [Fotografia: arquivo pessoal]

Bons momentos. Para a professora Aliana Lopes Câmara, os Jogos de Integração dos Servidores (JIS) do IFSP foram realizados em uma data excelente, o que permitiu espairecer em um momento de cansaço de fim de ano letivo. Além disso, proporcionaram uma valiosa oportunidade para integração. "A última vez que eu havia sentido esse espírito de equipe foi na adolescência, na escola", revela. A docente também conta que, no início, sentiu-se insegura, por conta da falta de domínio técnico, algo superado pela qualidade da experiência. "Eu gostei bastante, inclusive da confraternização depois com o pessoal, enquanto comunidade IFSP. Fez sentido para mim", finaliza.

"A vitória foi coletiva e com ar de superação! muitas de nós não jogávamos há pelo menos 15 ou 20 anos... Não somos mais novinhas né, mas o espírito queria sempre mais"

Luciene Rodrigues (a primeira em pé) com o time campeão no Voleibol Feminino [Fotografia: arquivo pessoal]

Reencontros. A professora Luciene Cavalcanti Rodrigues trabalhou no Campus Votuporanga de 2011 a 2022, quando passou a atuar no Campus São José do Rio Preto. Membro da equipe de Voleibol Feminino campeã, comemorou a medalha de ouro e, principalmente, os instantes de reencontros com colegas de Votuporanga com quem conviveu. “Participar dos JIS foi antes de tudo um sentimento de união. Montamos a equipe pelo WhatsApp, algumas pessoas se conheciam pessoalmente e outras apenas de 'vista', pois nosso campus é novo e formado por colegas recém removidos. Foram marcados 4 'treinos', nem todas podiam participar; montamos a camiseta e bora pra luta (ou jogo) rs”, relata em tom descontraído.

Com bom humor, comenta que, no jogo contra o Campus Capivari, o juiz queria proibir o grito de guerra do time. “A vitória foi coletiva e com ar de superação! Muitas de nós não jogávamos há pelo menos 15 ou 20 anos... Não somos mais novinhas né, mas o espírito queria sempre mais. Espero que venham os próximos, continuamos treinando. Então, a galera que se cuide porque 'UIIUU É CAPIVARAAAAA!', exclama.