Projeto colabora com possível Indicação Geográfica da Uva de Palmeira D’Oeste-SP

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 17h14 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 18h37 | Acessos: 822

A articulação envolve IFSP, Sebrae, CATI, a prefeitura do município e a COOAPALM

Professor Alessandro de Oliveira apresenta slides sobre o tema Indicação Geográfia a produtores de uva [fotografia: Leliane Petrocelli - Sebrae]

Na noite de ontem, 9 de novembro, Palmeira D’Oeste-SP teve evento público que reuniu produtores de uva sobre o tema Indicação Geográfica (IG). Localizado a cerca de 100 Km de Votuporanga, o município é objeto do projeto intitulado “Diagnóstico de potencial de IG para a uva de Palmeira D’Oeste”, aprovado em setembro deste ano pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova-IFSP) com o objetivo de fundamentar a elaboração do pedido de registro de IG.

A equipe é liderada pelo professor de Geografia Alessandro Lemos de Oliveira, que atua no Campus Votuporanga e conduziu a apresentação realizada diante de uma plateia de 50 pessoas, incluindo produtores e familiares, autoridades e gestores das entidades e órgãos envolvidos. “Esclarecemos o que é IG e o papel de cada parceiro, além de apresentar um retrospecto da produção de uva no município, que tem pelo menos 30 anos de tradição”, conta.

Segundo Alessandro de Oliveira, representante do IFSP no evento, o próximo passo é realizar visitas estratégicas a propriedades rurais durante novembro e dezembro para levantar dados e materiais históricos sobre o cultivo de uva. “O esforço que faremos também envolve a conscientização permanente dos produtores sobre a natureza geoeconômica e jurídica da IG”, esclarece.

Em abril, o docente participou do curso de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, ofertado remotamente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. No dia 2 junho, uma delegação do IFSP esteve no município para um contato preliminar com os produtores locais. Compareceram o Diretor da Inova-IFSP, Eder José da Costa Sacconi, o Diretor-Geral do Campus Votuporanga, Ricardo Teixeira Domingues (DRG), o Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CPI) da unidade, Ivair Fernandes de Amorim e o professor Alessandro de Oliveira.

Em junho deste ano, delegação do IFSP e parceiros realizaram reunião preliminar à submissão do projeto [fotografia: arquivo do IFSP]

Também participam do projeto o professor de Geografia Alexandre Fornaro e a estudante Mariana Pires Almeida, do segundo ano do curso Técnico em Informática, na condição de bolsista.

Colaboram o Escritório Regional (ER) Votuporanga do Sebrae, que há 3 anos impulsiona e acompanha as discussões e o desenvolvimento da ideia, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Palmeira D’Oeste-SP, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem regional administrativa no município e mantém a Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) na cidade de Jales-SP, a 30 Km de Palmeira D’Oeste-SP, e a Cooperativa Agropecuária de Palmeira D’Oeste (COOAPALM). Participa das reuniões e do processo em curso a Associação dos Produtores Rurais de Palmeira D’Oeste e Região, cujos membros também poderão usufruir das potencialidades da IG.

O encerramento do projeto está previsto para o mês de março de 2024, com a entrega de um relatório que oriente a construção do pedido e da documentação necessários para se pleitear a IG da “Uva de Palmeira d’Oeste-SP”.

Parreiral de Palmeira D'Oeste-SP [fotografia: arquivo da COOAPALM)

Palmeira D’Oeste. O município está localizado a 615 Km da capital e é quinto maior produtor de uva do estado, com destaque para os cultivares Benitaka e Núbia, conhecidas como uvas de mesa. Na safra 2021/2022, sua produção foi de quase 9 toneladas de uva, tendo correspondido a mais de 55% da Regional Jales-SP, que inclui 22 municípios no total.

O potencial de benefícios da Indicação Geográfica (IG) a produtores inclui a melhoria da qualidade dos produtos, o ganho de mercado a partir da identificação de consumidor e o reconhecimento internacional, entre outros.

Um dos princípios para obtenção da Indicação Geográfica (IG) é a correlação entre produto, lugar (território) e pessoas. Desde 1990, a Festa da Uva movimenta a cidade e região econômica e culturalmente.

Cartaz da primeira edição da Festa da Uva do município de Palmeira D'Oeste-SP [imagem: arquivo da CATI de Jales)

As pessoas que tiverem registros documentais, fotográficos e audiovisuais de memória afetiva sobre a produção de uva em Palmeira D'Oeste-SP e na região de Jales-SP podem enviar email diretamente para o professor Alessandro Lemos de Oliveira: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.